terça-feira, 28 de junho de 2011

O caminho das pedras

Olá! Acabamos de atualizar o índice das principais colunas que escrevi para o G1. Assim, temos um be a bá do concurso, que pode ser consultado de acordo com a sua situação no momento.

Se você está chegando agora ao mundo dos concursos,  sugiro começar pela coluna 1. Assim que definir a área escolhida, há informações complementares nas colunas de orientações específicas. Em seguida, as colunas 2 a 4 mostram como começar a estudar.

Se você já vem estudando há um tempo, mas encontra dificuldades, as colunas 2 a 4 serão muito úteis. 

As 5, 6 e 7 são específicas para quem já está começando a fazer as provas.

Tudo isso, levando em conta o que considero a melhor preparação: com antecedência. Se você já iniciou os estudos com edital publicado, talvez seja melhor ir diretamente às colunas 2 a 7.

A lista final de "Outras informações importantes" é também bastante interessante para situar o candidato no mundo dos concursos. Conhecer as características do projeto ajuda a lidar melhor com as dificuldades, quando elas surgirem, e a usar melhor as oportunidades. 

Aproveitem!



  4 - técnicas de estudo (em vídeo)
  6 - saiu o edital - o que fazer?

Orientações específicas por áreas/tipos de concurso:

. concursos municipais 


Outras informações importantes: 

. concurso de a a (quase) z
. vantagens e riscos - como agir?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Na bike, como nos concursos e na vida


Olhar à frente e escolher o melhor caminho. Não focar em pedras, valas ou outros obstáculos. Assumir o controle, manter o equilíbrio e seguir.

Parece filosofia de vida, mas são as orientações do meu instrutor de mountain bike. E não é que fazem todo sentido também no mundo dos concursos?

No início, como todo bom iniciante, não acreditei muito. Olhava para as pedras do caminho com medo de bater nelas e... era obrigada a pular da bicicleta, que ia diretamente para onde eu não desejava. E as valas, profundas, rasgando a estrada de terra? Como não olhar? E se a bike caísse ali? Experimentei várias vezes a minha teoria e em todas elas a bicicleta era irremediavelmente atraída para o buraco; precisei frear e sair da bicicleta. Depois, achei que valeria a pena seguir –ao menos uma vez- as orientações do professor. Olhar para a frente e escolher o caminho a seguir. Funciona, gente! Desci pirambeiras inacreditáveis -passando por pedras, buracos e valas- sem cair. 

Na hora, vi que aquilo era filosofia pra concurso público! Quantas vezes ficamos agarrados às dificuldades, pensando no que pode não dar certo, em vez de escolhermos o melhor caminho à frente? Haverá pedras, valas e até precipícios em alguns casos. Mas sempre há um espaço pra gente passar. É ali que devemos focar a nossa atenção e energia. E, quando chegarmos ao final da estrada e olharmos pra trás, nos surpreenderemos com tudo o que fomos capazes de superar.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Niver!


50 anos. 

Pois é, tudo isso.

Achei que seria pior, mais difícil, mais dolorido. Na verdade, estou achando bem bacana este "meio século" de existência. Não tem cara de fim (ainda bem!), mas de meio mesmo. Tenho muita coisa a descobrir, a realizar... Andei um bocado, tropecei outro tanto, acertei e errei sei lá em qual medida. Mas, tô viva, vivinha! 

O mais engraçado é que a gente passa a vida escondendo a idade, mas agora eu me sinto confortável e orgulhosa de estar bem aqui.

Quis fazer um balanço de algumas coisas. Parei pra lembrar quem caminhou comigo pedaços da estrada e não passou no tempo –ao contrário, deixou sua marca e ficou na minha intimidade. 

Pensei também em quem está agora ao meu lado, neste novo momento.

Não é tão pouca gente que coubesse na minha casa. Nem tanta assim, que não se possa contar. Mas é gente colecionada com cuidado, gente muito especial pra mim. E isso é bastante coisa!

Por tudo isso, e por algumas coisas mais, hoje é dia de celebrar.  

Agradeço por todas as bênçãos recebidas, que me trouxeram até aqui. E peço proteção e coragem para caminhar sempre, haja o que houver, na direção da vida.

Agradeço imensamente o carinho de todos vocês que me acompanham neste fantástico mundo virtual, que torna próximas pessoas distantes no tempo e/ou no espaço. 

Um beijo muito especial!
                                                           Lia