segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Internet : ferramenta ou distração?


Não há como negar que a internet faz parte da vida dos concurseiros (aliás, de todo mundo!), para o bem ou para o mal. E é exatamente essa a nossa questão: você está conseguindo utilizar os excelentes recursos de acesso a notícias, sites especializados, blogs, facebook, orkut, twitter e outros mais exclusivamente para alavancar o seu projeto de preparação e fora do tempo de estudo?

......

Era o que eu temia...

Não podemos negar a enormidade de recursos disponíveis para quem está estudando. O grande problema é que é fácil dar a desculpa (pra si mesmo) de que está pesquisando coisas importantes e, assim, deixar o computador ligado na sua frente o tempo todo. Com isso, vai dar uma olhadinha no fb, checar o twt e as horas de estudo escoando...

Sugiro, em primeiro lugar, que você defina o horário para se informar na rede. Como se fosse o noticiário do dia, marque hora de início e fim. Acredito que limitar a pesquisa a meia hora ajudará a ser mais seletivo e objetivo. Talvez o melhor seja logo de manhã, para quem está só estudando. Senão, use parte da hora do almoço para isso ou o fim do dia, quando já tiver encerrado o estudo. E não se preocupe: não vai acontecer nada no mundo dos concursos que você não possa esperar 24 horas para saber (na hipótese de a notícia sair logo após o seu “jornal”). Não há providência que precise ser tomada em menos tempo do que isso. Claro que se o seu concurso estiver em andamento, é importante olhar o site da banca examinadora ao menos pela manhã e à noite, pra saber se saiu algum resultado, alteração no edital, prazo para recurso, etc.. Mas isto requer uma olhada rápida, apenas pra ver se há novidade. Não vale se perder dali para outra página, para outra e, mais uma vez, atrapalhar o estudo ou o sono...  

Por isso, tenho bastante cuidado ao postar coisas, tanto aqui no blog quanto no face e até mesmo no twitter, que possam tomar o seu tempo sem estar retornando em benefício para a sua preparação ou, ao menos, para o seu bem-estar.

Tenho buscado essa medida: o equilíbrio entre a nossa proximidade, que é muito prazerosa, e a consciência do momento que você está vivendo. Não quero estimular o hábito de “big brother”, de ficar falando da minha vida sem que isso tenha um real propósito para você.

Por isso, proponho que você crie uma disciplina para a pesquisa na internet. E que, por favor, não fique logado enquanto estuda. Acostume-se a entrar uma vez por dia (e sair, claro!). E tenha foco. Saiba aonde ir, o que está buscando, e não se perca navegando de um site a outro, de um blog a outro... Você sabe bem do que eu estou falando, não é? 

Outra providência interessante é ter uma lista de links importantes para estar informado sobre as novidades relativas aos concursos e orientações. Mesmo assim, considero saudável manter um senso crítico permanente: se o tempo consumido for excessivo ou infrutífero, faça uma seleção e exclua alguns. Mesmo que seja eu... (rs) O papo é gostoso, interagir pela rede é uma forma de não estar tão só, mas você tem algo importante a realizar e o tempo é precioso. Quando se tornar servidor terá a vida mais organizada e mais tempo livre para socializar. Durante a maratona, amigos –sejam eles reais ou virtuais– somente no horário de lazer. Então, papo furado no face, só no domingo... E sugiro desistir de todos os joguinhos, que são uma distração a mais. Você não vai morrer por isso, garanto! São atitudes necessárias a quem está mesmo comprometido com o projeto e quer obter o resultado.

E, por favor, não veja isso como desinteresse pela sua presença. Muito ao contrário, é muito gostoso encontrar um comentário, uma mensagem carinhosa, mesmo um pedido de ajuda. Mas estou aqui para somar com você no projeto principal:  vencer a maratona dos concursos públicos. E quero ser coerente com isso.

Um beijo e todo o meu carinho.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Promoção imperdível!


Viva! Atendendo a pedidos, entrou no ar hoje a promoção nacional do meu livro Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos, editora Litera. O livro já tem um bom preço e ainda está com 50% de desconto no Concurseiro Urbano. Por menos de R$20,00 você recebe em casa! É pra todo concurseiro poder ter ou pra dar de presente para alguém que você queira motivar a mudar de vida. Clique >>aqui para acessar a página. 

O livro foi a forma que encontrei de poder estar perto das pessoas e compartilhar a minha experiência. Garanto que, depois disso, você terá certeza de que concurso é para pessoas comuns e que, mesmo com muitas dificuldades, é possível ser aprovado no concurso dos seus sonhos. Se eu, com 4 filhos, separada, sem dinheiro, sem estudar por mais de 10 anos e com dificuldades em matérias exatas fui aprovada em 5º lugar como fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro -depois de 3 reprovações e uma desistência-, é claro que você também pode! 

Com as orientações contidas no livro, a sua preparação será uma linha direta até a vaga, evitando perdas de tempo. Outro dia disseram no meu facebook, a respeito do livro: Se você não leu, só você não leu. Confesso que adorei... Então, aproveite a oportunidade!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Boa notícia!

STF decide hoje em Recurso Extraordinário que candidato aprovado dentro das vagas oferecidas no edital tem direito subjetivo à nomeação dentro do prazo de validade do concurso. A decisão não é novidade, mas agora vem com repercussão geral, o que significa que os tribunais inferiores devem seguir a mesma orientação.

A decisão é linda, justa e traz segurança jurídica a quem tanto investe para conquistar a aprovação. Vejam >>aqui a notícia no site do STF e >>aqui a análise na página do G1.