domingo, 30 de outubro de 2011

Entrevista ao Jornal de Brasília

Gente,

Para ler fora do horário de estudo: um pouco mais sobre o que foi a minha maratona e sobre o quanto valeu a pena enfrentá-la. Entrevista que dei ao Jornal de Brasília. 

Clique na imagem para ampliar.



Bjks

sábado, 29 de outubro de 2011

Palestra no Rio!

Concurseiros, indecisos e amigos,

A Feira da Carreira Pública está acontecendo, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio, até domingo. É passeio obrigatório para os concurseiros, porque é a possibilidade de encontrar livros e cursos com ótimos descontos, pesquisar o mercado e buscar informações.

O meu livro está lá, em promoção, nos estandes da Livraria Concursar e da Quileditora.

E, já que sempre sugiro que o dia de domingo fique livre na programação de estudo, convido vocês a assistirem a minha palestra, às 14.30h de amanhã, lá na Feira.

Logo depois, ficarei no estande da Livraria Concursar, e será um prazer receber vocês!

Beijo carinhoso e até amanhã!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O passo a passo do concurseiro

Decidi atualizar mais uma vez o índice das principais colunas do G1. Afinal, já faz mais de um ano que sou colunista da página e temos muitos assuntos importantes, atemporais, mas que vão ficando meio perdidos no meio de tantos temas. 

Assim, vamos construindo aqui um be a bá do concurso, que pode ser consultado de acordo com a sua situação no momento.

Se você está chegando agora ao mundo dos concursossugiro começar pela coluna 1. Assim que definir a área escolhida, há informações complementares nas colunas de orientações específicas. Em seguida, as colunas 2 a 4 mostram como começar a estudar.

Se você já vem estudando há um tempo, mas encontra dificuldades, as colunas 2 a 4 serão muito úteis. 

As 5, 6 e 7 são específicas para quem já está começando a fazer as provas.

Tudo isso, levando em conta o que considero a melhor preparação: com antecedência. Se você já iniciou os estudos com edital publicado, talvez seja melhor ir diretamente às colunas 2 a 7.

A lista final "Entenda o mundo dos concursos" é também bastante interessante, porque conhecer as características do projeto ajuda o candidato a lidar melhor com as dificuldades, quando elas surgirem, e a usar melhor as oportunidades. 

Aproveitem!



  4 - técnicas de estudo (em vídeo)
  6 - saiu o edital - o que fazer?

Orientações específicas por áreas/tipos de concurso:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vídeo curtinho para Concursos na TV

Tá cansado, desanimado? Assista ao vídeo: pílula de motivação para você seguir na sua maratona até a vitória!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Para um maratonista, preparação de atleta


Desde que fui aprovada como Fiscal de Rendas do município do Rio de Janeiro e passei a escrever sobre concursos públicos, acho que a melhor analogia para a situação do concurseiro é a maratona; daí o nome do meu livro.

Claro, porque estamos falando de um projeto que requer preparação, treinamento contínuo, resistência e continuidade para alcançar o êxito. Não é necessário, nem indicado, que se imprima velocidade exagerada: ao contrário, isto poderia tirar o atleta da pista com uma lesão ou, o mais certo, por exaustão. Afinal, não são 100 metros rasos, mas 42 quilômetros. No caso do concurso, são meses – ou até anos – de preparação e isso precisa ser feito com equilíbrio.

Então, assim como alguém sedentário que decide tornar-se um maratonista, inicie o seu condicionamento aos poucos, intensificando o treino (o tempo de estudo) com o passar do tempo.

Tenha muito cuidado com a saúde, porque atleta doente não corre maratona. O sono, a alimentação, a atividade física regular e, até, o lazer são importantes para que se garantam bons resultados.

No caso do concurseiro, o sono interfere na memorização dos conteúdos. O cérebro precisa de 6 a 8 horas de sono para “gravar na HD” tudo o que estudamos durante o dia. Isso significa que é uma bobagem “virar a noite” estudando. Estaremos cansados no dia seguinte e o resultado do esforço será nulo. Mais uma vez, é preciso ter equilíbrio nas atitudes.
 
A atividade física melhora a oxigenação do cérebro, além de baixar os níveis de stress. É preciso incluir ao menos uma caminhada (40 minutos, 3 vezes por semana) na sua preparação.  Se você praticava algum esporte, retome, se frequenta academia, mantenha. Não é hora de exageros, recordes ou de obter o “corpo dos sonhos” (deixe isso para depois que for aprovado no concurso), mas é fundamental cuidar da saúde e bem-estar do corpo, para que ele não venha a sabotar você na hora em que mais precisar dele. Seu corpo agradecerá devolvendo concentração, disposição e reduzindo o stress (que, além de muito desagradável, consome preciosa energia que poderia ser usada no estudo). Experimente e observe a mudança no rendimento.
Já o tempo de lazer é necessário para que possamos manter a qualidade do estudo durante toda a semana, em todas as semanas, até a prova. Então, reserve um tempo para ser feliz. Isso é combustível para a empreitada da semana. Acredite! E é o que vai garantir a continuidade da sua maratona até a conquista da vaga, independentemente do tempo necessário para isto acontecer.

Por outro lado, não se exija resultados imediatos. Como em qualquer preparação física, é a repetição e a continuidade que produzirão resultados. Para isso, é necessário algum tempo.

Importante, também, criar uma rotina de treinamento. Planeje os dias, o horário e as tarefas para o mês. Ou seja, defina dias e horários de estudo, e as matérias a serem examinadas a cada dia. Assim, fica mais fácil cumprir a estratégia traçada e seguir aprimorando o conhecimento continua e ininterruptamente.

Além disso, gostaria de lembrar que, quando você se senta para estudar, é um atleta entrando em campo. Faça isso com disposição e alegria para ser bem sucedido. Se esse é o caminho escolhido para conquistar o que você está buscando: uma vida nova, com muito mais qualidade (e dinheiro, claro!), adote uma postura compatível com a importância do projeto. 

O conhecimento precisa de sucessivas repetições para ser assimilado. Como um atleta, você repetirá o treino inúmeras vezes (é... tantas assim), ou seja, você irá do início ao fim da matéria várias vezes. A sedimentação acontecerá de forma progressiva, e a memorização, naturalmente. Mas é muito importante compreender os conteúdos; caso contrário, não haverá como gravá-los.

É importante, ainda, tornar o estudo algo dinâmico, já que a monotonia leva ao tédio, ao sono e ao desinteresse. Ler em voz alta, fazer exercícios com consulta à teoria e sintetizar a matéria em quadros e esquemas (fichas-resumo) são maneiras de tornar o estudo mais atraente.

Durante toda a trajetória, seja um bom treinador para você mesmo. Reconheça as dificuldades, sem se “agarrar” a elas. Veja a melhor estratégia para superá-las. Seja compreensivo com esse maratonista nas horas em que ele estiver sofrido, e encoraje-o nos momentos de cansaço.

Como você pode observar, é o equilíbrio que garantirá a continuidade do seu trabalho, e é essa continuidade que o levará à aprovação. O estudo deve passar a fazer parte da sua vida como atividade prioritária, é verdade, mas que não o impeça de viver. Corpo, mente, emocional e, até, espiritual, devem estar em harmonia, como seus aliados. Isso garantirá a sua vitória.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chat na página do G1

Gente,

O papo foi bem bacana! Para quem não pode assistir ao vivo, está disponível na página do G1. Clique >>aqui para conferir.

bjks

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

URGENTE!

Gente,

Estarei amanhã, às 11.30h, no estúdio do G1 no Rio para um chat. Deixem suas dúvidas sobre preparação para concursos no espaço para comentários do link: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/ao-vivo.html ou no twitter @g1concursos com a hashtag #g1entrevista. Quem quiser, pode mandar desde já.

Vai ser muito bacana poder conversar com vocês!

Grande beijo e até amanhã!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Teste seus conhecimentos e qualifique a sua preparação

Gente, a Folha Dirigida disponibilizou 3 novas provas:

. IBGE - 10 questões de Conhecimentos Gerais
Reta final! Prova no dia 30 de outubro.

É hora de acelerar os estudos, porque as provas estão marcadas!

Comece a caminhar com ritmo agora, para não ter de correr no final. 

Por favor, deixem seus comentários sobre o material, para que a gente possa atender da melhor forma às necessidades de vocês.


links relacionados: 
IBGE - veja locais das provas 



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

1, 2, 3 lições para os maratonistas


Sabemos que só não passa em concurso quem desiste. Mas existem atitudes que atrasam muito a aprovação. O concursando iniciante é inexperiente e ansioso e, por isso, incorre em alguns erros que tornam a caminhada mais difícil do que o necessário. Eu mesma cometi quase todos esses erros, como uma concursanda típica, e gostaria de comentá-los para que você evite essas “curvas do caminho”, bastante dispensáveis.

Quando você começa a estudar, entra no fim de uma fila. Mantendo-se estudando, estará progredindo na fila: quem está na sua frente –começou há mais tempo e, provavelmente, tem mais conhecimento- deve ser aprovado nos próximos concursos e sairá da fila (enquanto você segue estudando); outros podem desistir, infelizmente para eles, e também sairão da fila.  Isto significa que basta seguir estudando e chegará a hora em que não haverá ninguém entre você e a sua vaga. Então, lição número 1: continue estudando, haja o que houver. Há momentos em que, por interferências externas (doença, problemas inadiáveis a resolver) ou internas mesmo (desânimo, falta de confiança), reduzimos o ritmo de estudo e aprendizado. É normal. Ainda assim, mesmo caminhando mais lentamente, siga na estrada e estará se aproximando da vaga. Ao contrário, se parar completamente e sair da fila, o tempo passará e você não vai conquistar o que desejava: ótimo salário, estabilidade, qualidade de vida e tudo o que daí decorre.

Mas, há que se tomar o cuidado de não ficar “trocando de fila”. Veja o exemplo: candidato estuda para o IBAMA, que exige muitas matérias específicas, e é reprovado; decide, então, se preparar para o concurso do BACEN e também não consegue aprovação; aí, inicia os estudos para a área de polícia. Isso seria ir praticamente para o fim da fila a cada novo concurso, sem aproveitar o conhecimento anterior, porque as matérias são muito diferentes. Lição número 2: é mais proveitoso escolher uma área de concursos e nela se manter. Eu, por exemplo, escolhi a área fiscal. Pode ser polícia, bancos, tribunais ou outra qualquer. Existem várias matérias comuns aos concursos da mesma área. Então, é mais interessante sedimentar o núcleo de matérias básicas e deixar as específicas para um momento mais próximo da publicação do edital. Assim, você estará se preparando para vários concursos ao mesmo tempo e, mesmo que seja reprovado alguma vez, o conhecimento adquirido servirá de patamar para o concurso seguinte –da mesma área. A cada novo edital, será necessário estudar apenas poucas matérias específicas (normalmente de uma a três), porque o conteúdo básico já estará sedimentado –bastará trabalhar na sua manutenção. Essa é uma grande vantagem em relação àqueles que estão sempre “entrando no fim da fila”: fazem um esforço enorme, estudam muito, mas não aproveitam o conhecimento adquirido a seu favor.

No parágrafo anterior eu falei “mesmo que seja reprovado alguma vez” e você deve ter se horrorizado. Bobagem! Eu fui reprovada três vezes até ser aprovada em 5º. lugar como Fiscal de Rendas. Confesso que, na época, não foi simples assim e a terceira reprovação foi tão dolorosa que motivou a minha desistência. É, eu também desisti por uns meses... Aconteceu que na terceira vez eu tinha “certeza” de que iria passar – mas eram 30 vagas e eu fiquei em 44º. lugar. A decepção foi tão grande que achei que jamais passaria em qualquer concurso, já que não conhecia ninguém com tantos problemas naquela empreitada (4 filhos, falta de dinheiro, dificuldades em Contabilidade, entre outros) e achava que não haveria como concorrer com as outras pessoas. Não conhecia a história da “fila”. Lição número 3: alguma reprovação faz parte do negócio e, mesmo os que passaram em 1º. lugar, podem ter sido reprovados em concursos anteriores.

A reprovação não significa fracasso, como normalmente pensamos, mas apenas uma etapa da trajetória. Há passos necessários para conquistarmos o sucesso. Fracasso é ficar em casa reclamando da vida e colocando a culpa nos outros; é não lutar. Concurseiro já merece parabéns, só pela coragem de estar na batalha. E vai conquistar o merecido prêmio -é só uma questão de tempo!



domingo, 2 de outubro de 2011

Entrevista para o Concurso Virtual

Gente,  o site do Concurso Virtual está com um ótimo trabalho de reportagem, com entrevistas relacionadas ao mundo dos concursos e a concursos específicos. Para os que vão fazer MPE-RJ, sugiro que assistam também à entrevista com o responsável pela organizadora do concurso.

Abaixo, vídeo da minha entrevista, com mais um pouquinho da minha história, e uma boa conversa sobre o mercado de concurso público, ensino a distância, concurso público X faculdade e outros assuntos.

Ficou bacaninha (exceto a imagem inicial que escolheram; melhor clicar logo pra sair dessa coisa horrível... rsrs). Vejam: