terça-feira, 26 de junho de 2012

Novidades...


Olá!

Estamos preparando diversas novidades pra vocês. A primeira delas é que passaremos a ter a participação de alguns colunistas aqui no blog, comentando assuntos específicos de suas áreas.  

O primeiro deles não poderia deixar de ser o meu querido amigo Cláudio Cardoso, parceiro desde os tempos do nosso concurso para o ISS-Rio. Desde lá, construímos laços de admiração, respeito e cumplicidade que só os verdadeiros amigos conquistam. E é ele que traz para nós a matéria que significou, para mim, o maior desafio: a Contabilidade.

Tenho certeza de que, pelas mãos dele, o assunto se tornará de fácil compreensão para vocês. Não traremos aqui um curso completo, claro, mas um “aperitivo” para que percebam como tudo pode ser mais simples.

Deixo as apresentações formais para que ele mesmo faça. 

Espero que apreciem!

___________________________________________________

Caros amigos e amigas, concursandos deste enorme Brasil e
seguidores do blog da minha grande amiga e conceituada especialista em concursos públicos, Lia Salgado.
 
Foi com grande alegria que recebi o convite para escrever periodicamente no blog a respeito da minha (e, certamente, no futuro, sua também) queridíssima contabilidade. 

Optei por fazer um trabalho que, para fins didáticos, será composto de dicas de pontos importantes da matéria, sempre seguindo uma sequencia lógica de estudos. Alguma vezes postarei aqui, também, exercícios resolvidos.

Nosso primeiro trabalho será definir o que é a contabilidade. 

Desde antes de Cristo, com o surgimento do comércio envolvendo fenícios, egípcios, dentre outros povos, que o ser humano sente a necessidade de registrar as operações que envolvem seus bens, direitos e obrigações.

Já na Idade Média, podemos estabelecer os primeiros esboços da contabilidade com o formato que conhecemos hoje, naquele documento que se reputa como a criação da contabilidade: o “Tratactus de ComputisetScripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, deste que é considerado, por muitos, o pai da ciência.

É, portanto, desde os primórdios, até os difíceis dias de hoje, uma necessidade do ser humano, controlar os bens de sua propriedade, os valores que tem a receber ou a pagar a terceiros e o resultado de suas operações que poderão aumentar (no caso de lucro) ou diminuir (no caso de prejuízo), o seu patrimônio.

Existem diversos doutrinadores que tentam estabelecer uma conceituação para a Contabilidade que é, no Brasil, considerada uma ciência. Dentre estes, podemos destacar as seguintes definições:

a) Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924 – “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica”.

b) Outra definição bem aceita de Contabilidade é a seguinte: “Ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle, à exposição e à análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações”.

c) Prof. Osni Moura Ribeiro (Contabilidade Básica Fácil – 27ª edição) – “A contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas”.

Podemos perceber, em todos, a preocupação com o controle do patrimônio (que como veremos, em breve, é o objeto de estudo da contabilidade) em suas dimensões econômica (geração de resultados) e financeira (fluxos de caixa).

Um grande abraço e até o próximo artigo.




Cláudio Cardoso é Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro, concursado em 2003 e professor de contabilidade para concursos públicos desde este mesmo ano. Especializado nas áreas fiscal e contábil, mas atuando também em outros certames onde sua matéria esteja envolvida, já fez parte do corpo de professores das mais conceituadas instituições de ensino para concursos do país. Atualmente seus materiais podem ser encontrados no Canal dos Concursos
 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quadro de horários – “mágica” na preparação


Há algum tempo, quase ninguém falava em planejamento de estudos ou quadro de horários. Mas, na minha trajetória de concurseira, foi uma das coisas que provocou um salto de qualidade na preparação. Até então, eu estudava em todos os horários que conseguia, de uma forma meio aleatória e sempre com muita culpa. Quando estava estudando, me culpava porque não estava cuidando dos filhos ou realizando outras tarefas; quando estava com os filhos ou trabalhando, ficava agoniada porque não estava estudando. Resumindo, culpa e estresse o tempo todo.

Um belo dia, decidi tentar organizar as coisas da minha vida e ver o que caberia onde. Fiz um quadro de horários com os compromissos e tentei achar tempo ali para todas as tarefas, inclusive estudar. Isso já me transmitiu segurança, porque vi que, organizando, ficava apertado, mas cabia tudo.

Daí, empolgada, eu resolvi definir o que eu iria estudar no mês que estava iniciando. Porque eu vivia com a sensação de que sabia muito bem algumas matérias e havia outras em que eu sequer tinha ido até o final do conteúdo, mesmo depois de ano e meio de preparação (direito constitucional, por exemplo).  Assim, preparei uma lista das disciplinas que precisava estudar e fiz a distribuição pelos períodos de estudo que eu havia criado no quadro semanal. Percebi que não cabia tudo em uma semana, porque eram muitas, e fiz então uma distribuição quinzenal. Para as matérias mais importantes e aquelas em que eu estava mais atrasada (porque sempre “fugia” delas), eu separei mais tempo de estudo, reservando períodos nas duas semanas da quinzena para isso.

O resultado foi tão bacana que a partir daí nunca mais deixei de fazer meus quadros de estudo! Ao cada fim de mês eu examinava o que tinha funcionado e o que não tinha dado certo, considerava a evolução em cada disciplina, e preparava o quadro do mês seguinte, alterando horários e distribuição, conforme julgasse necessário. 

Agora, como eu prometi na postagem anterior, vamos ver detalhadamente como fazer um quadro de estudo. Dá algum trabalho. Mesmo hoje, com a experiência que já tenho, quando vou preparar uma sugestão de quadro para minhas colunas no G1, gasto um tempo. É um quebra-cabeças e a gente precisa de alguma paciência. Muitas vezes, depois de pronto observamos que a distribuição pode ser melhorada e é preciso apagar alguma coisa e mexer na ordem das matérias (por isso, se não estiver fazendo no computador, use lápis).

Vamos?

Passo 1: preparar o calendário do mês

Isto pode ser feito numa folha de papel ou no computador. Veja aqui a nossa sugestão. Depois de pronto, deixe sempre junto ao material de estudo.

Passo 2: escrever os compromissos fixos (trabalho, aulas, tarefas familiares e outros)

O detalhamento de horários pode ser mais ou menos preciso: você pode colocar somente os turnos (manhã, tarde e noite) ou preferir ser mais específico, informando a hora exata de cada compromisso/tarefa)

Passo 3: assinalar hora-limite para dormir e acordar

O sono é essencial para a retenção de informações. Enquanto dormimos, o cérebro grava na memória o que foi estudado durante o dia e, para isso, precisa de 6 a 8 horas. 

Passo 4: incluir atividade física
 
Em breve, vou escrever detalhadamente sobre o assunto. Por ora, basta informar que a atividade física regular produz neurotransmissores (serotonina e endorfina) e reduz o estresse provocado pelo excesso de adrenalina e cortisol, que afetam de maneira negativa o funcionamento do cérebro. Então, para concurseiro, é tarefa essencial e precisa ser incluída na programação. 

Passo 5: marcar períodos de estudo e somar número de horas a serem utilizados

Basta observar o tempo que restou livre a cada dia e assinalar aí seus períodos de estudo. Você pode se surpreender ao perceber que tem mais tempo do que imaginava. Também pode ocorrer o inverso e talvez seja preciso fazer alguns ajustes na rotina, em algumas opções de vida, a fim de que exista tempo real para estudar. Porque, sem isso, não há aprovação.

Passo 6: distribuir matérias

É importante observar alguns detalhes ao distribuir as disciplinas (liste todas que precisa estudar, lembrando de começar com o núcleo básico e só incluir específicas depois):

. escolha os melhores horários para as “piores” matérias e os piores horários para as “melhores matérias “ - cada pessoa tem um ritmo durante o dia e rende mais em determinados horários/turnos;

. sempre que possível, alterne matérias de linguística (português, direitos e outras) com matérias de exatas (matemática, estatística e outras); assim, você utiliza áreas diferentes do cérebro e produz mais com menos esforço;

. reserve mais tempo para matérias com conteúdos mais extensos ou em que você esteja mais atrasado ou com mais dificuldade – como se fossem os jogadores de um time, os jogadores mais fracos precisam treinar mais;

. distribua todas as disciplinas na semana ou quinzena, para evitar que o conhecimento seja esquecido (a analogia da preparação física também se aplica aqui: o trabalho com cada grupamento muscular precisa ser repetido periodicamente para que não seja perdido).

Esta etapa é a que requer mais tempo e paciência. Muitas vezes, são tantas disciplinas que fica difícil encaixá-las nos espaços que temos e pode ser preciso reduzir o tempo de alguma para poder conjugar com outra, no mesmo período. Mas não se preocupe: com a prática, a cada mês fica mais simples resolver essa equação e o resultado certamente compensará o trabalho. Afinal, estamos falando da sua aprovação!


Links

Coluna da Semana no G1: "Saiba como participar e se preparar para os concursos do BB e da Caixa"

● Facebook

● Twitter: @liasalgado_

● Contato: contatoliasalgado@gmail.com




terça-feira, 5 de junho de 2012

Como fazer

Depois da entrevista da CBN, eu tenho recebido diversos emails e mensagens no facebook pedindo orientações mais detalhadas sobre como iniciar a preparação para concursos. Sobre isso, eu indico a postagem "Concurso publico, passo a passo" que tem as orientações mais importantes sobre o assunto.

Também tenho recebido muitos pedidos para que eu monte quadros de horários. Quanto a isso, quero me desculpar mas, é realmente impossível fazer esse tipo de atendimento individual. O tempo, mas mais que eu tente domá-lo, escorrega entre as minhas mãos e, quando vejo, estou aqui no computador às 23.44h, como agora. Mas eu prometo que vou fazer, ainda esta semana, uma postagem bem detalhada sobre como montar um quadro de horários. E podemos tirar as dúvidas que surgirem aqui mesmo, nos comentários. Daí, eu faço uma parte do esforço e você, a outra. Combinado?


sábado, 2 de junho de 2012

Entrevista na CBN - blogueira da semana

Deixo aqui o link para quem não pode ouvir a entrevista ao vivo:


Olá! Estaremos hoje na rádio CBN, com Tânia Morales, no programa Revista CBN. Será ao vivo, com transmissão nacional, às 13.30h.


Tenha um ótimo fim de semana!