quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Passos para a vitória!

Aqui está um be a bá dos concursos públicos, que pode ser consultado por qualquer concurseiro, de acordo com a situação do momento.

Na verdade, é um índice das principais colunas que escrevi para o G1(globo.com), nesses 2 anos (caramba!) em que sou colunista da página. São assuntos importantes, atemporais, e que vão ficando perdidos no meio de tantos temas. 

Para quem está começando agora, sugiro ler o item 1 em primeiro lugar. Assim que definir a área escolhida, há informações complementares nas colunas de orientações específicas para cada área. Em seguida, os itens 2 a 6 trazem informações essenciais para organizar a vida e otimizar o estudo.

Quem já é concurseiro também pode qualificar o estudo e aparar arestas a partir da leitura dos itens 2 a 6. 

Quem está com edital publicado precisa ler os itens 6 a 9, para garantir o melhor resultado na prova.

Isso, considerando quem está-se preparando com antecedência. Quem começou o projeto a partir de um edital, pode ir diretamente aos itens 2, 3, 5 a 9.

O item 10 é útil para todos, porque trata dos principais desafios.

A lista final "Entenda o mundo dos concursos" é também bastante interessante, porque conhecer as características do projeto ajuda o candidato a lidar melhor com as dificuldades, quando elas surgirem, e a usar melhor as oportunidades. 

Eu recomendo que você não leia tudo de uma vez, para não ficar cansativo e deixar de trazer proveito. As colunas podem ser lidas gradativamente, para funcionarem como lembretes e apoio para a sua maratona.

Bons estudos!



  8 - saiu o edital - o que fazer?

Orientações específicas por áreas/tipos de concurso:

 concursos municipais 


Entenda o mundo dos concursos

 concurso de a a (quase) z
 vantagens e riscos - como agir?