sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Palestra!



Minha palestra na 3ª Feira da Carreira Pública (RJ) será no sábado (29 de setembro), às 15.30h.

A Feira é uma ótima oportunidade de buscar informações, orientações e conseguir excelentes descontos em cursos e materiais didáticos - para quem é ou pretende ser concurseiro.


Vou adorar encontrar você lá!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Medalha Pedro Ernesto


Olá, concurseiro!

No dia 2 de outubro (3ª feira próxima), terei a honra de receber a Medalha Pedro Ernesto, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em razão do trabalho realizado na defesa e divulgação dos concursos públicos.

A cerimônia acontecerá às 18 horas, na Câmara, e também serão premiados outros nomes de relevante atuação no meio: William Douglas (juiz federal e autor de diversos livros), Guerrinha (professor renomado na área de direito no RJ e ex-presidente da ANPAC), Ricardo Ferreira (fiscal de rendas, autor de diversos livros de contabilidade e professor) e Luiz Fernando Caldeira (redator-chefe da Folha
Dirigida).

A motivação dessa premiação teve como fundamento a elaboração da Lei 5.396/2012, de autoria do vereador Dr. Jairinho, que cria regras para os concursos públicos no âmbito do município do Rio de Janeiro. O referido projeto contou com a colaboração de diversas personalidades do meio, inclusive com participação em audiência pública para que o tema fosse debatido.

Como bem sabem, eu acredito ferrenhamente no concurso público como forma de garantir a qualidade, transparência e modernização permanente da administração pública. Servidores concursados, que não são substituídos a cada troca política, mantêm a estabilidade das instituições. O outro lado da mesma moeda é que o concurso funciona como um meio democrático e justo de ascensão social. Mas, para isso, é preciso que existam regras claras e que os candidatos sejam protegidos em seu investimento.

Medalha de Mérito Pedro Ernesto

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto foi criada através da Resolução nº 40, em 20 de outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso sua figura é estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto. Uma presa ao colar, e a outra para ser colocada na lapela do lado direito do homenageado. Ambas são presas em uma fita de cores azul, vermelha e branca que são as cores da bandeira da cidade. (fonte: página da Câmara Municipal)

Pedro Ernesto

No início de 1933, Pedro Ernesto participou da fundação do Partido Autonomista do Distrito Federal, cujo principal ponto programático era a luta pela autonomia política da cidade do Rio de Janeiro, a capital da República. Sob sua liderança, o Partido Autonomista venceu as eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, onde suas teses foram aprovadas. No ano seguinte, o partido obteria também uma
ampla vitória nas eleições para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, elegendo a maior bancada daquela Casa. Os vereadores autonomistas elegeram, então, Pedro Ernesto prefeito do Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro governante eleito da história da cidade, ainda que de forma indireta.

Como interventor federal e, posteriormente como prefeito, marcou seu governo por uma atenção especial às áreas de saúde e educação. (fonte: CPDOC da FGV)

__________________________________________________

Links

Coluna da semana no G1: "Veja 10 passos para estudar para concursos públicos"

Facebook

Twitter: @liasalgado_