terça-feira, 31 de julho de 2012

Quanto você está disposto a investir no seu sucesso?


A cada ano, milhões de pessoas entram no mercado de concurso público, dispostas a tentar uma vaga. Elas desejam, realmente, conquistar segurança, bom salário e qualidade de vida. Mas, a cada ano, a grande maioria dessas pessoas desiste e retorna para a sua vida, porque consideram que é muito difícil atingir o sonho.

É nesse momento que se diferenciam os que vencem daqueles que apenas desejam. Porque o sucesso, em qualquer área, demanda esforço. E nos concursos públicos não é diferente.

Concurseiro de verdade sabe que é preciso dormir muito menos do que gostaria (mas não menos do que 6 horas, para não prejudicar a memória), abrir mão de quase todo lazer e convívio com família e amigos, estudar durante horas, frequentar aulas aos sábados (chova ou faça sol), não gastar tempo em facebook ou outras redes sociais (exceto se for para falar de matéria). A vida fica sem graça, só se fala e pensa em concurso. E, muitas vezes, ainda precisamos lidar com as cobranças da família, a chacota dos amigos, nossos medos e inseguranças. E o dinheiro curto, o concurso demora a sair ou sai antes do esperado, incluem disciplinas novas e a gente se vira pra dar conta de tudo da melhor forma até a prova. Ficamos cansados. Muito cansados. 

Mas, sabemos aonde queremos chegar. E vamos fazer o que for necessário para isso, custe o que custar, leve o tempo que levar, porque temos consciência de que o prêmio conquistado será usufruído pelo resto da vida. 

Você está disposto a isso?

__________________________________________________

Links

● Coluna em vídeo da semana no G1: "É melhor focar em um só concurso ou investir em vários?
● Facebook
● Twitter: @liasalgado_


terça-feira, 24 de julho de 2012

Palestra!

Concurseiros do Rio de Janeiro, esta é uma excelente oportunidade para nos encontrarmos! 

Espero por vocês no dia 28.





Caminhos...



 Às vezes é muito difícil fazer o que é preciso. 

A gente reflete durante muito tempo e toma uma decisão, que sabe ser a mais correta, a melhor. Naquele momento, sentimo-nos fortes e corajosos. 

Mas o desafio está nas pequenas coisas. São os gestos de cada dia que vão confirmar ou não a decisão. E cada vez que fraquejamos, é como se tivéssemos caído em tentação.

Mas, mudar é um processo. Poderíamos ser mais gentis conosco e aceitar um ou outro escorregão. Afinal, o caminho antigo já é sulcado no chão e qualquer descuido nos leva de volta à trilha velha. 

É preciso atenção plena e perseverança, porque os que vencem não são os que não derraparam. São aqueles que, incansavelmente e quantas vezes foram necessárias, tiraram seus pés do caminho que já não faz mais sentido e os recolocaram na direção de seus projetos.


__________________________________________________

Links

● Coluna da semana no G1: "Edital da Receita Federal traz mudanças; veja como se preparar" 

Facebook


● Twitter: @liasalgado_


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Receita Federal - Contabilidade

É amigos...


Hoje saiu o edital da Receita Federal do Brasil para Analista e Auditor. Provas com datas prováveis para 15 e 16/09. São 200 vagas para auditor e 750 para analista.


Para Auditor, houve algumas mudanças importantes de conteúdo, com exclusões de algumas disciplinas (como informática) e inclusão de outras, como legislação tributária específica federal e legislação aduaneira.

Em matéria de contabilidade, para Analista não vejo grandes mudanças no programa.

Já para Auditor, destaco o aumento do peso da prova de Ctb Geral e Avançada (de 20 para 30 questões) e a redução de Auditoria (de 20 para 10).

Vale notar também a inserção no programa de Ctb Geral e Avançada de alguns tópicos ligados ao processo de convergência e aos pronunciamentos do CPC, tais como:

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) (CPC00)

Provisões Ativas e Passivas, tratamento das Contingências Ativas e Passivas 
(CPC 25).

Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro (CPC 23)

Redução ao valor recuperável, mensuração, registro contábil, reversão (CPC 01)

Tratamento de operações de arrendamento mercantil (CPC 06)

Ativo Não Circulante Mantido para Venda, Operação Descontinuada (CPC 31)

Propriedade para Investimento, conceitos e tratamento contábil (CPC 28)

Ativos Intangíveis, conceito, apropriação, forma de avaliação e registros (CPC 04)

Demonstração do Resultado Abrangente, conceito, conteúdo e forma de apresentação (CPC 26) contábeis.

Parece que, finalmente, a ESAF vai entrar na era dos CPC!! Vamos ficar atentos ao assunto.

Meus cursos específicos para a RFB, de teoria e/ou de exercícios, tanto em vídeo quanto em pdf, vc pode encontrar em www.canaldosconcursos.com.br

Grande abraço e bons estudos!!!






Cláudio Cardoso é Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro, concursado em 2003 e professor de contabilidade para concursos públicos desde este mesmo ano. Especializado nas áreas fiscal e contábil, mas atuando também em outros certames onde sua matéria esteja envolvida, já fez parte do corpo de professores das mais conceituadas instituições de ensino para concursos do país. Atualmente seus materiais podem ser encontrados no Canal dos Concursos








terça-feira, 3 de julho de 2012

A hora de cada um


Esta semana tive o imenso prazer de participar da cerimônia de posse dos novos auditores fiscais do estado do Rio de Janeiro (ICMS). Tenho uma querida amiga, de quem acompanhei toda a trajetória, que estava ali recebendo o prêmio pelo seu empenho e dedicação.

Olhar todos aqueles ex-concurseiros, muitos que eu conhecia de cursos preparatórios, anos passados em salas de aulas, com roupas modestas e ar cansado, agora com olhos brilhando pela vitória, em roupas de gala, era uma cena bonita de se ver. 

Enquanto aguardávamos a chegada do governador Sérgio Cabral, passei por um momento muito especial. Aproximou-se de mim um rapaz e disse que queria me agradecer. Imediatamente, eu o parabenizei pela aprovação. Ele olhou bem nos meus olhos e disse: Uma vez você me atendeu naquela salinha do curso e conseguiu uma bolsa de estudo pra mim. Hoje eu sou auditor fiscal do Rio de Janeiro. Muito obrigado! Eu fiquei arrepiada da cabeça aos pés. O que um pequeno gesto, que em algum momento está ao nosso alcance, pode significar na vida de outra pessoa... Eu não fiz nada excepcional. Apenas, não me furtei a ouvir a história dele e acreditar nela. O trabalho todo foi ele quem fez. Mas a porta foi aberta. E eu agradeci a Deus pela oportunidade de ter sido o instrumento.

A cerimônia foi simples, mas absolutamente emocionante. Eram 180 concurseiros que rompiam a faixa de chegada e, finalmente, assumiam suas posições na administração pública. Eram 360 familiares e amigos que respiravam, aliviados, por terem de volta o convívio de seus entes queridos. O orgulho estampado na fisionomia de cada um – de quem correu a maratona e de quem ficou ao lado, torcendo pela vitória do corredor – era contagiante. 

Ouvindo o discurso do representante do grupo de aprovados, não pude conter as lágrimas. Quem percorre esse caminho sabe que a história de um é a história de todos: esforço, cansaço, privações de toda ordem, insegurança. Mas a hora chegou para aqueles novos Auditores Fiscais da SEFAZ-RJ!

E eu quero dizer a você, que está aqui, lendo este texto agora: mesmo que em alguns momentos a sua vitória pareça uma miragem, ela vai chegar qualquer dia desses, como chegou para eles. Acredite e siga em frente! Você terá uma vida para comemorar.