quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fase 5 da maratona: a dor

Outro dia encontrei com uma amiga querida. Concurseira há 4 anos, lamentava-se por ainda não ter conquistado a vaga. Está pensando em desistir... Essa história soa minimamente familiar?

Pois é, da mesma forma, também eu desisti depois de 3 reprovações. É tanta gente que abandona o projeto... Eu tive sorte(?) porque, como não encontrei outra solução, retornei aos estudos. No concurso seguinte, veja só(!), passei em 5º. lugar!

Eu fico aflita quando vejo tanta gente ficando pelo caminho. O projeto “concurso público” tem isso de cruel: é muito tempo de investimento sem atenuantes e, pior,  conforme o tempo passa, ficamos mais cansados e, infelizmente, inseguros. A impressão, naquele momento, é que seria melhor interromper tudo logo, para não prolongar o “mico”. Afinal, não temos mais certeza de nada.

Eu sei que dói –já senti na pele. Dói mais ainda quando “quase” passamos. Sempre comento isso nas minhas palestras. Parece que, nessa hora, a gente perde as forças. Foi o caso da minha amiga. Tenho vários textos e relatos a respeito, e um capítulo inteirinho do meu livro (Não passei. Por quê?) .

Mas, gente, vamos pensar direitinho. Se você desistir agora, todo o investimento em dinheiro, tempo, energia, restrições no convívio com as pessoas queridas vai ficar perdido. E é pesado isso! Fica uma sensação de insucesso, coisa desagradável...

Se eu pudesse, diria: você vai passar no próximo concurso, falta pouquinho! Na verdade, é nisso que eu acredito.

Infelizmente, eu não posso dizer quando vai ser, a data exata. Mas tem uma coisa que eu posso falar: quando você for aprovada, logo ali adiante, todo o investimento retornará com excelente rentabilidade: um bom salário todo mês, férias, 13º., qualidade de vida, planos de futuro e, o melhor de tudo, tudo isso é para ser usufruído pelo resto da vida

Ah! Só mais uma coisinha: sabe quantas fases são? 6. 
E sabe qual é a próxima? Aprovação!

Então, minha linda M., respire fundo, marque uma data e conclua o que começou. O prêmio só é entregue para quem cruza a linha de chegada e você merece isso!

Grande beijo! E conte sempre comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário