terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Agradecimentos e orientações

Pessoal,

Agradeço a presença de todos na minha palestra e no relançamento do livro em SP, na 2a Feira da Carreira Pública. Foi muito bacana estar com vocês!

Depois da palestra, assumi o compromisso de postar os links dos artigos que escrevi para o G1, sobre orientação de estudo, pra facilitar a consulta. É só clicar nas palavras em vinho que já cai direto na coluna respectiva, lá na página do G1. Então, aí vai:

3 - vantagens e riscos - como agir?
8 - saiu o edital - o que fazer?

Orientações específicas por área de concurso:


Ótimos estudos! 

12 comentários:

  1. Olá Lia Salgado!

    É um grande prazer conhecer seu blog e foi maior ainda estar presente em sua palestra na 2ª Feira da Carreira Pública em São Paulo - SP. Não conhecia sua história e fiquei super emocionada com sua persistência, garra e principalmente por saber que é uma vencedora. Saiba que obtive muitas lições, especialmente neste foco central que você trabalha que é a comparação pertinente do candidato a uma vaga no serviço público a um atleta, e certamente seguirei todas as dicas para me manter firme e forte nesta maratona! Desde já quero parabenizá-la, pois além de alcançar seu objetivo ajuda outras pessoas a conquistar este grande sonho que está bem perto de nós, é só estudar com toda preparação de um atleta.
    Resolvi montar um blog que será um canal para expressar meus sentimentos nesta maratona e ficarei muito feliz se puder conferir: http://erycarumoaqualidadedevida.blogspot.com/
    Pode deixar suas dicas, sugestões e críticas, aceito tudo...rs.

    Um grande abraço e continue sempre esta mulher de muito sucesso em todos os sentidos.

    Eryca Lourenço.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, Eryca, que bacana! Vou, sim, dar uma olhada no seu blog. E vamos "trocando figurinhas". Só não deixe isso atrapalhar o seu tempo de estudo, ok?

    Beijos e parabéns pelo seu blog!

    Lia

    ResponderExcluir
  3. Olá Lia,
    Me esclareça uma dúvida, adquiri seu livro "Como Vencer" 3ª edição, na Feira da Carreira Pública no RJ em Setembro de 2010, e agora está sendo lançada uma nova edição por outra editora, esta nova edição está muito diferente da terceira edição? Pois quero sempre estar bem informada!

    Beijos,
    Patricia Lima

    ResponderExcluir
  4. Oi, Patrícia! A nova edição está completamente diferente no visual e tem algumas modificações no texto: sairam alguns capítulos e entraram outros. Enfim, só você pode decidir...

    Um beijo e bons estudos!

    Lia

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela sua resposta Lia!

    Irei adquirir essa nova edição também!

    Aproveito para elogiar a sua coluna no G1,
    as matérias são sempre ótimas!

    Beijos,
    Patricia

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Patrícia! Então, tenho uma leitora fiel mesmo... rsrs

    Bjbj,

    Lia

    ResponderExcluir
  7. Professora, adoro o seu livro e as suas dicas de concurso. Vou fazer o TRT-RS semana que vem e gostaria de saber sua opinião sobre a ordem das matérias para fazer no dia da prova.

    Sei que você recomenda começar pela matéria mais fácil, mas e em uma prova que terá tb uma discursiva, não é melhor começar por essa parte, aproveitando que a pessoa está mais descansada?

    Tenho feito assim, mas chego exausta quando vem a hora de resolver as questões de Matemática, no final da prova. Premida pelo tempo, acabo chutando essa parte. Mas, por outro lado, se eu antecipar a Matemática, acabo chegando cansada na discursiva, que vale mais ponto...rs, o que fazer, então?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maria Antônia! Para que eu possa responder à sua pergunta, preciso saber quais são as matérias. Há vários cargos no edital e não sei qual é o seu.

    Aguardo.
    bj,
    Lia

    ResponderExcluir
  9. Bem, Antônia, já que vc não respondeu, vou postar aqui a orientação geral, para o caso de você ainda olhar antes da prova.

    A minha sugestão continua sendo iniciar pela matéria em que vc tem mais domínio, mas sem gastar muito tempo. É ler o enunciado, as opções, e marcar, se souber; se não tiver certeza, passe para a questão seguinte. Aliás, essa deve ser a postura em todas as matérias no início da prova. Para que vc possa fazer rapidamente tudo o que souber, em todas as disciplinas.

    Em seguida, vc vai retornar para as questões que não pode responder da primeira vez. Faça o que conseguir, mas não fique muito tempo se não estiver conseguindo resolver alguma. E, por fim, vai retornar uma terceira vez e tentar resolver aquelas questões que sobraram.

    Assim, a matemática, como vc disse, não deve mesmo ser a última - mas tb não a 1a. Acho interessante fazer logo o que souber, com o cuidado de não ficar presa ali por muito tempo.

    Quanto à discursiva, acho que logo após a 1a passada em toda a prova, pode tentar desenvolvê-la, ao menos a estrutura. Se estiver fluindo, siga escrevendo. Se sentir que deu uma "bloqueada", retorne à objetiva e volte depois para concluir a discursiva.

    O mais importante é não deixar o tempo passar enquanto vc está improdutiva.

    Espero que vc leia aqui antes da prova...

    De toda forma, desejo uma ótima prova e um excelente resultado!

    Beijo,
    Lia

    ResponderExcluir
  10. lia confesso que sou seu fã de carteirinha pela sua trajetória de vida e de sucesso e sua humildade de ajudar os concursandos através de livros e palestras que está na fila da aprovação inclusive de mais uma pessoa william douglas que tbm sou fã , primeiramente naõ conseguir comprar o seu livro anterior q vc lançou pois não quero perder esse seu novo lançamento do seu livro como vencer a maratona dos concursos publicos de 2011 que vc lançou como faço para comprar pois moro em Belo Horizonte.
    me desculpe o incomodo, um grande abraço junior

    ResponderExcluir
  11. Olá, Junior!

    Obrigada! Olha o livro já está disponível no site da Saraiva e eles enviam para todo o Brasil. Também estará à venda nas lojas Saraiva, mas ainda não tenho certeza se já está disponível.

    Depois me conta o que achou, ok?

    Abraço,
    Lia

    ResponderExcluir
  12. olá lia meu nome é jefferson li sua reportagem no g1 achei muito interessante, estou com uma duvida em relação a um concurso publico no qual eu me inscrevi na prefeitura de itaquaquecetuba para a gcm guarda civil municipal, foram oferecidas 200 vagas, teve prova escrita, prova de condicionamento fisico, exame psicologico , exame medico, curso de formação de gcm ,+ investigação social, eu passei ate o exame psicologico, minha classificação final foi 121, fiquei feliz achei que já ia ser um funcionario publico só que para o exame medico e curso de formação de gcm + investigação social, foi convocado apenas ate a classificação 120 sendo que foram 200 vagas prometidas e desses 120 25 ja desistiu e eles não convocaram os 105 restante, para completar as 200 vagas prometidas no edital, tentei contato com a empresa responsavel pelo concurso eles pedem para ligar na prefeitura, e fico na quele joga joga entre os ramais da prefeitura, e ninguem sabe informar sobre a 2° chamada neste caso o que devo fazer ? esperar acabar a validade do concurso, ou procurar orientação juridica, pois depois deste descaso já estou até estudando para outros concurso porque este esta muito enrolado.

    ResponderExcluir