sexta-feira, 18 de março de 2011

Em que mundo você quer viver?

                   


Ando um tanto cansada das notícias que vejo por aí. Mudam os personagens, mas o teor é sempre o mesmo. Fala-se de corrupção, falta de ética, “jeitinho” ou, na melhor das hipóteses, apatia - que, mais recentemente, tem sido denominada “leniência”. Vou ao Aurélio e descubro: “brandura, suavidade, doçura, mansidão”. Bons tempos em que isso seria um adjetivo positivo. Hoje, o que temos é a absoluta passividade em relação a tudo. “Não tem jeito mesmo...” ou “O que eu posso fazer?”, dizem todos para justificar seu nada fazer.

Tenho filhos, você sabe. Mais de uma vez ouvi algo do tipo: “Mãe, o mundo não é assim.” ou “Mãe, não existe mais ninguém como você.”. Educar dá trabalho e é tarefa imprescritível. Mas é preciso ser feita e eu não me furtei. Com o passar do tempo, graças a Deus, eles também se tornaram assim, uma espécie quase em extinção. E, aos poucos, descobriram o que eu já sabia: existe sim, gente de bem, correta, em quem se pode confiar. Não sei se são muitos ou poucos, mas há. E eu, cada vez mais, me concedo o direito de conviver, por escolha, somente com pessoas assim. Faço o meu mundo particular dentro do mundo. Vou selecionando, pelo caminho, tipos que reconheço de valor especial, e agrego ao meu patrimônio pessoal. Simples assim. É fato que somos obrigados, infelizmente, a tratar com gentes das mais esquisitas e deploráveis. Faço-o da maneira mais objetiva e encerro o assunto tão logo possível. Essas não pertencem ao meu mundo. Fazem escolhas diferentes das minhas – é direito de cada um – e optam por viver em outros mundos. Ainda assim, claro, ajo de acordo com meus princípios. Quem sabe, com alguma sorte, estão permeáveis a uma mudança?

Por outro lado, se desejamos viver em um mundo melhor, é preciso firmeza. Em geral, não é nas grandes atitudes que as pessoas vacilam, mas nas pequenas ações do dia a dia. Ética não é sinônimo de honestidade, que lhe restringiria por demais o significado. É o trato com o ser humano, com a consciência de ser o outro igual, por mais desigual que pareça. É ser firme e claro nas suas posições, sem que isso seja arma para diminuir o outro. É ser honesto consigo mesmo, coisa que se devia aprender na escola, e não se desaprender desde que nasce. Chorar quando está triste. Perceber quando a angústia bate, e buscar a causa, em vez de descontar em situações outras. Ficar feliz de verdade quando alguém vence. Ser solidário com a dor do outro, mesmo que nada possa ser feito, exceto estar perto, que às vezes é tudo de que o outro precisa. É reconhecer que muitas vezes não sabemos o que fazer e, então, nada fazer até que as coisas se clareiem.

O problema é que somos formatados para dar mais importância ao que causa sofrimento do que àquilo que oferece bem-estar verdadeiro. O noticiário é recheado de sangue e podridão porque nós “queremos” isso. O pior é que, num círculo vicioso, segue a propaganda subreptícia daqueles comportamentos. Alimentamo-nos disso no café da manhã, almoço e jantar. Nos momentos de lazer, comentamos assuntos do mesmo matiz. Na hora de agir, o comportamento distorcido já está assimilado e acontece “naturalmente”.

Por isso é preciso acordar e ter consciência de cada ato. Tenho tido uma experiência muito bacana do quanto podemos influenciar pessoas, não com nossas palavras, que vão no vento, mas com a atitude diária e permanente. Sei que isso não dá mídia, mas é verdade.

E fico muito feliz quando, no meu dia, encontro gente diferente. Que fala o que pensa, que luta pelo que acredita, que realiza o seu trabalho dentro dos melhores valores. Nessa hora eu vejo que tem é muita gente bacana por aí. Só que não aparece na televisão.

Escrevo aqui sobre este assunto, porque sei que me dirijo a futuros servidores públicos. Estou sempre comentando o que acho que possa ser útil à sua aprovação. Mas peço que você se lembre de ser útil ao seu país. Esteja certo de que será o primeiro beneficiado. E cada um de nós também. 

Obrigada.


2 comentários:

  1. Parabéns por adotar também este meio tecnológico que tem atraido os mais variados habitantes. A frase "a vida é uma escola" descreve bem o seu texto e nos faz pensar muito além dos "porque". Parabéns por construir dentro de você o paraíso e ser mais uma na construção de um mundo melhor para nossos filhos. Muitos beijos e abraços de Rômulo Camboinhas. E a sua mais querida leitora Nair.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rômulo. Que bom saber que você também está por aqui!

    Darei os beijos, com certeza. Está ciente de todas as novidades?

    Vamos andando e cuidando ao menos do que está ao nosso alcance, do nosso pedacinho.

    Beijos também pra você.

    Lia

    ResponderExcluir