terça-feira, 3 de julho de 2012

A hora de cada um


Esta semana tive o imenso prazer de participar da cerimônia de posse dos novos auditores fiscais do estado do Rio de Janeiro (ICMS). Tenho uma querida amiga, de quem acompanhei toda a trajetória, que estava ali recebendo o prêmio pelo seu empenho e dedicação.

Olhar todos aqueles ex-concurseiros, muitos que eu conhecia de cursos preparatórios, anos passados em salas de aulas, com roupas modestas e ar cansado, agora com olhos brilhando pela vitória, em roupas de gala, era uma cena bonita de se ver. 

Enquanto aguardávamos a chegada do governador Sérgio Cabral, passei por um momento muito especial. Aproximou-se de mim um rapaz e disse que queria me agradecer. Imediatamente, eu o parabenizei pela aprovação. Ele olhou bem nos meus olhos e disse: Uma vez você me atendeu naquela salinha do curso e conseguiu uma bolsa de estudo pra mim. Hoje eu sou auditor fiscal do Rio de Janeiro. Muito obrigado! Eu fiquei arrepiada da cabeça aos pés. O que um pequeno gesto, que em algum momento está ao nosso alcance, pode significar na vida de outra pessoa... Eu não fiz nada excepcional. Apenas, não me furtei a ouvir a história dele e acreditar nela. O trabalho todo foi ele quem fez. Mas a porta foi aberta. E eu agradeci a Deus pela oportunidade de ter sido o instrumento.

A cerimônia foi simples, mas absolutamente emocionante. Eram 180 concurseiros que rompiam a faixa de chegada e, finalmente, assumiam suas posições na administração pública. Eram 360 familiares e amigos que respiravam, aliviados, por terem de volta o convívio de seus entes queridos. O orgulho estampado na fisionomia de cada um – de quem correu a maratona e de quem ficou ao lado, torcendo pela vitória do corredor – era contagiante. 

Ouvindo o discurso do representante do grupo de aprovados, não pude conter as lágrimas. Quem percorre esse caminho sabe que a história de um é a história de todos: esforço, cansaço, privações de toda ordem, insegurança. Mas a hora chegou para aqueles novos Auditores Fiscais da SEFAZ-RJ!

E eu quero dizer a você, que está aqui, lendo este texto agora: mesmo que em alguns momentos a sua vitória pareça uma miragem, ela vai chegar qualquer dia desses, como chegou para eles. Acredite e siga em frente! Você terá uma vida para comemorar.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lia, linda mensagem, Deus te abençoe, quero compartilhar uma pequena vitória...Uma vez deixei uma mensagem mostrando os concursos de nível médio que eu tinha passado e infelizmente eu não tinha sido chamado e mencionei que ao terminar meu curso superior em Ciências Contábeis, tinha decidido prestar concursos apenas para minha área de formação.
    Você respondeu minha mensagem, me dando dicas de concursos e orientando que eu tivesse foco, pois bem, depois de iniciar esta preparação e realizar alguns concursos de forma não muito satisfatória, consegui ser aprovado em 60° lugar(cadastro de reserva) na CHESF para o cargo de Contador. Apesar da colocação, foram 1051 inscritos só para Contador, uma das maiores concorrências que já peguei e formaram uma lista de 100 aprovados. Fiquei feliz, pois foi meu primeiro resultado positivo, para nível superior. Já estou me preparando para outros certames e logo estarei postando boas notícias, pois seu Blog, no traz muitas informações e em muitos momentos que estou desmotivado, eu o visito para recarregar as baterias.
    Obrigado Lia

    ResponderExcluir
  3. Lia, lindo texto ! Essa é uma motivação para os concurseiros! Todo concurseiro precisa de um referencial para a sua jornada e acredito que esse jovem não esqueça do seu gesto e muitos concurseiros que acompanham a sua coluna, se lembram de cada palavra de persistência colocada por você. Beijos e que Deus abençõe a sua família que acreditou em você e na sua determinação !

    ResponderExcluir