quarta-feira, 11 de julho de 2012

Receita Federal - Contabilidade

É amigos...


Hoje saiu o edital da Receita Federal do Brasil para Analista e Auditor. Provas com datas prováveis para 15 e 16/09. São 200 vagas para auditor e 750 para analista.


Para Auditor, houve algumas mudanças importantes de conteúdo, com exclusões de algumas disciplinas (como informática) e inclusão de outras, como legislação tributária específica federal e legislação aduaneira.

Em matéria de contabilidade, para Analista não vejo grandes mudanças no programa.

Já para Auditor, destaco o aumento do peso da prova de Ctb Geral e Avançada (de 20 para 30 questões) e a redução de Auditoria (de 20 para 10).

Vale notar também a inserção no programa de Ctb Geral e Avançada de alguns tópicos ligados ao processo de convergência e aos pronunciamentos do CPC, tais como:

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) (CPC00)

Provisões Ativas e Passivas, tratamento das Contingências Ativas e Passivas 
(CPC 25).

Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro (CPC 23)

Redução ao valor recuperável, mensuração, registro contábil, reversão (CPC 01)

Tratamento de operações de arrendamento mercantil (CPC 06)

Ativo Não Circulante Mantido para Venda, Operação Descontinuada (CPC 31)

Propriedade para Investimento, conceitos e tratamento contábil (CPC 28)

Ativos Intangíveis, conceito, apropriação, forma de avaliação e registros (CPC 04)

Demonstração do Resultado Abrangente, conceito, conteúdo e forma de apresentação (CPC 26) contábeis.

Parece que, finalmente, a ESAF vai entrar na era dos CPC!! Vamos ficar atentos ao assunto.

Meus cursos específicos para a RFB, de teoria e/ou de exercícios, tanto em vídeo quanto em pdf, vc pode encontrar em www.canaldosconcursos.com.br

Grande abraço e bons estudos!!!






Cláudio Cardoso é Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro, concursado em 2003 e professor de contabilidade para concursos públicos desde este mesmo ano. Especializado nas áreas fiscal e contábil, mas atuando também em outros certames onde sua matéria esteja envolvida, já fez parte do corpo de professores das mais conceituadas instituições de ensino para concursos do país. Atualmente seus materiais podem ser encontrados no Canal dos Concursos








Um comentário:

  1. Olá Lia, tudo bem? Então, não sei se é possível mas gostaria muito de uma orientação sua.Quero começar a estudar para alguns concursos municipais, mas ainda estou meio perdida na questão de divisão de matérias e estudar em casa ou fazer um cursinho específico, outro problema é que também vou fazer o ENEM para aumentar minha nota para tentar bolsa no Prouni pois já faço faculdade, mas o que realmente queria saber é se as matérias do ENEM são válidas para concursos em geral como de prefeituras? Obrigada e aguardo uma resposta sua. Obrigada Att. Ester

    ResponderExcluir