segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fragmentos do livro

MARÇO A SETEMBRO DE 2000

Quando comecei a estudar, morava em Niterói, Pendotiba e tinha aula no Centro do Rio três vezes por semana.  Saía de casa às 7h da manhã e retornava mais ou menos à 1.30h da tarde. Almoçava já no ateliê, para ir-me inteirando de como estavam as coisas. Trabalhávamos até as seis ou sete da noite, quando assumia minhas funções de mãe e dona de casa. Depois que os pequenos (3 e 6 anos) dormiam, eu ia estudar um pouco.  Quando aguentava.
...
QUANTAS HORAS POR DIA?
Quando a gente começa a estudar para concurso, em geral, não tem a menor ideia de como fazer. A experiência anterior que temos é dos tempos de colégio ou de faculdade. De pouco serve, já que a proposta é bem diferente: a época de estudante exigia que conhecêssemos apenas uma parcela da matéria, a cada prova. A partir daí, os conteúdos seriam outros e não precisávamos estar preocupados em reter os anteriores. Ou, em alguns casos, o assunto seguinte se apoiava no anterior e, de qualquer forma, seria simples manter aquelas informações vivas na memória.
A dinâmica do concurso é outra e, dependendo da vaga almejada, pode ser necessário ter o domínio absoluto de algo em torno de vinte disciplinas! Todas ao mesmo tempo, para sermos testados num mesmo momento. Às vezes com intervalo de uma semana entre duas provas, o que dá praticamente no mesmo.
...
No livro, eu procurei abordar as questões que mais me afligiam enquanto estudava e, hoje, observo que as minhas dúvidas eram iguais às de todo concurseiro.
Talvez você queira saber:
Não passei: por quê? Por quê? POR QUÊ?!
UMA MATÉRIA POR VEZ OU TODAS JUNTAS?
DIA LIVRE + ATIVIDADE FÍSICA = CONTINUIDADE
QUAL CONCURSO ESCOLHER?
ENFIM, O EDITAL...
O DIA “D”: A PROVA...

Acho que com isso dá para ter uma noção razoável de como é o livro. Bastante gente que leu diz que gostou muito. Quem não gostou... teve a delicadeza de não me dizer. (rs)
Um beijo e bons estudos!
 

2 comentários:

  1. Oi, Lia, parabéns pela sua trajetória de vida. Sem dúvida, você é um exemplo de garra e determinação para muitas pessoas. Te admiro!!!
    Tenho certeza que o seu blog vai ajudar muito, vai incentivar muito e vai bombar muito.
    O Felipe divulgou dois artigos seus no facebook e eu enviei para duas amigas que fizeram prova para o MPU, elas gostaram bastante do que você escreveu, pois elas se sentiram amparadas e orientadas.
    Espera um pouquinho para desfrutar todo sucesso do seu blog, pois quem compartilha conhecimento se torna um sábio.
    Não sou apenas uma seguidora, sou tua fã.
    Beijos no coração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bem, só pode ser um bom auspício que a minha mestre de Reiki tenha postado o primeiro comentário no meu blog...

    Obrigada, Tânia, pelo carinho, pelos ensinamentos.

    Beijo gostoso,
    Lia

    ResponderExcluir