terça-feira, 21 de junho de 2011

Na bike, como nos concursos e na vida


Olhar à frente e escolher o melhor caminho. Não focar em pedras, valas ou outros obstáculos. Assumir o controle, manter o equilíbrio e seguir.

Parece filosofia de vida, mas são as orientações do meu instrutor de mountain bike. E não é que fazem todo sentido também no mundo dos concursos?

No início, como todo bom iniciante, não acreditei muito. Olhava para as pedras do caminho com medo de bater nelas e... era obrigada a pular da bicicleta, que ia diretamente para onde eu não desejava. E as valas, profundas, rasgando a estrada de terra? Como não olhar? E se a bike caísse ali? Experimentei várias vezes a minha teoria e em todas elas a bicicleta era irremediavelmente atraída para o buraco; precisei frear e sair da bicicleta. Depois, achei que valeria a pena seguir –ao menos uma vez- as orientações do professor. Olhar para a frente e escolher o caminho a seguir. Funciona, gente! Desci pirambeiras inacreditáveis -passando por pedras, buracos e valas- sem cair. 

Na hora, vi que aquilo era filosofia pra concurso público! Quantas vezes ficamos agarrados às dificuldades, pensando no que pode não dar certo, em vez de escolhermos o melhor caminho à frente? Haverá pedras, valas e até precipícios em alguns casos. Mas sempre há um espaço pra gente passar. É ali que devemos focar a nossa atenção e energia. E, quando chegarmos ao final da estrada e olharmos pra trás, nos surpreenderemos com tudo o que fomos capazes de superar.

2 comentários:

  1. "Se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seria ruim..." já diria o 'filósofo' Humberto Gessinger do Eng do Hawaii. E a música retrata essa relação que envolve tanto o lado da fraqueza como o da força, da busca da vitória e tal;É bem assim como descreves, contudo até ultrapassarmos essas pedras...
    Ainda em tempo, feliz aniversário:)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Jorge, mas acho que isso tempera a vida e faz a gente ficar mais forte e sábio...

    Obrigada pelos votos, ainda na validade... rsrs

    bjks

    ResponderExcluir