terça-feira, 28 de junho de 2011

O caminho das pedras

Olá! Acabamos de atualizar o índice das principais colunas que escrevi para o G1. Assim, temos um be a bá do concurso, que pode ser consultado de acordo com a sua situação no momento.

Se você está chegando agora ao mundo dos concursos,  sugiro começar pela coluna 1. Assim que definir a área escolhida, há informações complementares nas colunas de orientações específicas. Em seguida, as colunas 2 a 4 mostram como começar a estudar.

Se você já vem estudando há um tempo, mas encontra dificuldades, as colunas 2 a 4 serão muito úteis. 

As 5, 6 e 7 são específicas para quem já está começando a fazer as provas.

Tudo isso, levando em conta o que considero a melhor preparação: com antecedência. Se você já iniciou os estudos com edital publicado, talvez seja melhor ir diretamente às colunas 2 a 7.

A lista final de "Outras informações importantes" é também bastante interessante para situar o candidato no mundo dos concursos. Conhecer as características do projeto ajuda a lidar melhor com as dificuldades, quando elas surgirem, e a usar melhor as oportunidades. 

Aproveitem!



  4 - técnicas de estudo (em vídeo)
  6 - saiu o edital - o que fazer?

Orientações específicas por áreas/tipos de concurso:

. concursos municipais 


Outras informações importantes: 

. concurso de a a (quase) z
. vantagens e riscos - como agir?

4 comentários:

  1. Olá Lia, eu estava no 6° fórum de oportunidades da apascentar de nova iguaçu, agradeço pelas palavras de motivação que ofereceu em sua palestra, foi de muito acréscimo para minha vida, pois eu estava enfrentando momentos difíceis pensando em desistir, agradeço pela motivação , fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Fabrício! Fico muito feliz por saber que você decidiu seguir nos seus projetos!

    E quero dizer que também pra mim foi muito especial estar lá com vocês.

    Um abraço,
    Lia

    ResponderExcluir
  3. Olá Lia, fiquei super motivada com sua história, temos alguns pontos parecidos, outros nem tanto: sou mãe de cinco meninas, entre 13 e 2 anos, não tenho os dois pés, sou artista plástica, moro em uma fazenda no interior de GOiás, meu marido não tem emprego fixo, não tenho ajuda nenhuma de parentes e não sou formada. Concurso parece ser a tábua de salvação. Estou com idéia fixa. Vou começar pelo INSS por conta de uma agência que irá abrir na cidade mais próxima. Apesar de tudo vi que estou conseguindo fazer diversas coisas positivas, me exercito, tenho tempo organizado e equilibrado (com empregada meio período, lógico) e estou fazendo um monte de coisas que indicou. Espero passar de primeira, mas se não dér, não irei desistir, passarei para o BACEN. Abraço, te aviso se passei! Meu site de artista: www.mariadosol.kit.net

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Maria, por sua força e pelo seu trabalho!

    É isso mesmo: vá-se preparando para o INSS antes mesmo do edital e depois faça os ajustes necessários. Dá uma olhada na coluna do G1, em vídeo, sobre as matérias básicas para a preparação antecipada: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/08/veja-dicas-para-concurso-do-inss.html .

    Acho também importante você ler atentamente a postagem: http://liasalgado.blogspot.com/2011/06/o-caminho-das-pedras.html para dar qualidade máxima à sua preparação.

    Siga no projeto, até a vitória final! E me avise, ok? Ou escreva, se eu puder ajudar...

    bjks

    ResponderExcluir