domingo, 20 de novembro de 2011

Pedras e vitórias

Você sabia que Santos Dumont, pai da aviação, quando foi fazer seu primeiro experimento público –voar num balão dirigível- em Paris, com toda a imprensa da época no local, viu seu balão ficar agarrado a uma árvore logo na tentativa de subida? 

Você sabia que a J.K. Rolling, autora dos livros do Harry Potter, apresentou os originais escritos a 12 (acho que foi isso) editoras e todas recusaram? 

Você sabia que a Lia Salgado sofreu 3 reprovações e chegou a desistir de fazer concursos porque achava que nunca seria aprovada?

Quantos inventores foram ridicularizados em suas experiências, até conseguirem provar teorias inovadoras e que revolucionaram diversos campos da ciência e do saber?

E poderíamos aqui ficar falando de tantas pessoas de sucesso, que amargaram tropeços e constrangimentos até chegarem aonde desejavam.

Se fizéssemos um corte em cada história, logo antes da vitória, o que será que vocês pensariam de cada uma dessas pessoas? Fracassadas? 

E quantas pessoas conhecemos que tentaram algo, mas ficaram pelo caminho quando encontraram dificuldades? Foram problemas reais e não poderíamos condená-las por terem desistido de seus projetos...

Parece que a diferença entre quem vence e quem não vence não é a quantidade nem o tamanho das pedras que encontraram pelo caminho, mas o que fizeram com elas...

E você, o que você vai escolher: uma boa justificativa para ficar onde está ou vai seguir adiante, com ou sem pedras no caminho?

10 comentários:

  1. Oi Lia
    pois é, alimentando a tua lista:
    Albert Einsten, fracasso em matemática, diziam que tinha muita dificuldade de aprendizado.
    Thomas Edison, o cara tentou 1000 até acertar e "só" inventou a lâmpada (e se tivesse desistido???)
    Além de inúmeros outros que ao final do primeiro ou do enésimo fracasso não desistiram e sim encontraram mais uma fórmula de não repetir o erro cometido.
    Ah, eu também estou na lista dos que estão buscando a conquista, e a cada derrota, fico com mais vontade de lutar. Beijão Lia!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rodrigo (não é este o nome?)! Obrigada por incrementar a lista dos que seguem em busca dos sonhos até que se transformem em realidade. E parabéns por juntar-se a eles (nós)!

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Lia acabei de clicar seu blog por uma acaso, através do face do Damasio, e era tudo o que eu precisava lê.Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oba, Márcia! Que bom! Mas, acredito que nada acontece por acaso...

    Seja muito bem-vinda!

    ResponderExcluir
  5. Lia para complementar, basta conhecer a história de vida de Abraham Lincoln, que depois da falência empresarial e diversas derrotas em eleições disputadas para diversos cargos, conseguiu ser eleito o 16° presidente do Estados Unidos e ainda por cima foi bem sucedido no seu mandato.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lia. Serei sincera: até hoje a tarde não te conhecia. Mas ao entrar na Saraiva do Plaza em Niterói, me deparei com teu livro e fiquei encantada. Parabéns por compartilhar essas lutas, conquistas, perdas e ganhos conosco. Me fez muito bem ler suas palavras e me ajudou a escolher o presente de Natal do meu noivo, ele também está nessa maratona.. rs
    Beijão,
    Dayana Velasco

    ResponderExcluir
  7. É interessante ler isto porque o que os inspiravam a seguir adiante era a certeza da vitória, apesar de todas as derrotas no caminho, sabiam que, persistindo, chegariam. Me sinto exatamente assim no momento.

    ResponderExcluir
  8. Que legal, Dayana! Você terminou me trazendo 2 boas notícias: estava com alguns problemas de distribuição do livro, e saber que está na Saraiva do Plazza é show!!!

    A outra, foi a gente se conhecer e saber que você gostou... Tomara que o noivo também goste do presente! rsrs

    Bjk,
    Lia

    ResponderExcluir
  9. Sol, sabemos o quanto é difícil, sendo que para alguns é mais ainda do que para outros... Este foi o meu caso e é o seu. Mas eu cheguei lá e você também vai. E as pedras do caminho servem apenas para testar a nossa capacidade de adaptação, criatividade e perseverança.

    Coragem! Está cada dia mais perto (mesmo que possa não parecer ainda...)!

    Bjks
    Lia

    ResponderExcluir
  10. Olá, Elias!

    Conheço a história dele... Tem gente que parece que não conhece o significado da palavra desistência. Ainda bem!

    bjks
    Lia

    ResponderExcluir