sábado, 17 de março de 2012

Concurso público, passo a passo


Aqui está um be a bá dos concursos públicos, que pode ser consultado por qualquer concurseiro, de acordo com a situação do momento.

Na verdade, é um índice das principais colunas que escrevi para o g1.globo.com, nesse ano e meio em que sou colunista da página. São assuntos importantes, atemporais, e que vão ficando perdidos no meio de tantos temas. 

Para quem está começando agora, sugiro ler o item 1 em primeiro lugar. Assim que definir a área escolhida, há informações complementares nas colunas de orientações específicas para cada área. Em seguida, os itens 2 a 4 trazem informações essenciais para organizar a vida e o estudo.

Quem já é concurseiro também pode qualificar o estudo e aparar arestas a partir da leitura dos itens 2 a 4. 

Quem está com edital publicado precisa ler os itens 5, 6 e 7, para garantir o melhor resultado na prova.

Isso, considerando quem está-se preparando com antecedência. Quem começou o projeto a partir de um edital, pode ir diretamente aos itens 2 a 7.

A lista final "Entenda o mundo dos concursos" é também bastante interessante, porque conhecer as características do projeto ajuda o candidato a lidar melhor com as dificuldades, quando elas surgirem, e a usar melhor as oportunidades. 

Aproveitem!



  4 - técnicas de estudo (em vídeo)
  6 - saiu o edital - o que fazer?

Orientações específicas por áreas/tipos de concurso:

7 comentários:

  1. Parabens Lia pelas dicas. Que a nossa principal maratonista esteja sempre ao nosso lado para nos ajudar ! Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lia!!
      Estou estudando p Concursos a dois meses e estou totalmente perdida prq não consigo definir a área...já li as suas dicas e de outros autores tmb, mas está difícil e sei que essa dúvida só prejudica meus estudos. Por exemplo, eu posso me preparar tanto p concursos de técnico como analista tmb, desde que de uma mesma área?
      Abraçoss

      Excluir
  2. Obrigada, Pedro! Estarei, sim, sempre que possível.
    Abraço também.

    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por responder a minha mensagem, Lia. Queria que voce me desse uma dica sobre o concurso do Ibama ? Como devo agir para me preparar ? Boa Noite !

      Excluir
  3. Pedro, o link "área ambiental", ali em cima, leva para a coluna do G1 com orientações básicas e as principais leis federais que costumam ser cobradas. Acho que pode ser um bom começo.

    Abraços e boa noite.
    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudades de você minha querida,não deixo você por nada, toda quarta estou no G1 esperando as suas colunas,hoje sou uma concurseira que cai, mas não desisti da guerra.fiz o TJ meu 1º concurso estou arrasada e já estou me preparando para o TRE, rsrs é assim fazer até passar. Obrigada por ser minha inspiração

      Excluir
  4. Muito obrigado Lia. Excelente postagem!!

    Abraços

    ResponderExcluir