terça-feira, 26 de junho de 2012

Novidades...


Olá!

Estamos preparando diversas novidades pra vocês. A primeira delas é que passaremos a ter a participação de alguns colunistas aqui no blog, comentando assuntos específicos de suas áreas.  

O primeiro deles não poderia deixar de ser o meu querido amigo Cláudio Cardoso, parceiro desde os tempos do nosso concurso para o ISS-Rio. Desde lá, construímos laços de admiração, respeito e cumplicidade que só os verdadeiros amigos conquistam. E é ele que traz para nós a matéria que significou, para mim, o maior desafio: a Contabilidade.

Tenho certeza de que, pelas mãos dele, o assunto se tornará de fácil compreensão para vocês. Não traremos aqui um curso completo, claro, mas um “aperitivo” para que percebam como tudo pode ser mais simples.

Deixo as apresentações formais para que ele mesmo faça. 

Espero que apreciem!

___________________________________________________

Caros amigos e amigas, concursandos deste enorme Brasil e
seguidores do blog da minha grande amiga e conceituada especialista em concursos públicos, Lia Salgado.
 
Foi com grande alegria que recebi o convite para escrever periodicamente no blog a respeito da minha (e, certamente, no futuro, sua também) queridíssima contabilidade. 

Optei por fazer um trabalho que, para fins didáticos, será composto de dicas de pontos importantes da matéria, sempre seguindo uma sequencia lógica de estudos. Alguma vezes postarei aqui, também, exercícios resolvidos.

Nosso primeiro trabalho será definir o que é a contabilidade. 

Desde antes de Cristo, com o surgimento do comércio envolvendo fenícios, egípcios, dentre outros povos, que o ser humano sente a necessidade de registrar as operações que envolvem seus bens, direitos e obrigações.

Já na Idade Média, podemos estabelecer os primeiros esboços da contabilidade com o formato que conhecemos hoje, naquele documento que se reputa como a criação da contabilidade: o “Tratactus de ComputisetScripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, deste que é considerado, por muitos, o pai da ciência.

É, portanto, desde os primórdios, até os difíceis dias de hoje, uma necessidade do ser humano, controlar os bens de sua propriedade, os valores que tem a receber ou a pagar a terceiros e o resultado de suas operações que poderão aumentar (no caso de lucro) ou diminuir (no caso de prejuízo), o seu patrimônio.

Existem diversos doutrinadores que tentam estabelecer uma conceituação para a Contabilidade que é, no Brasil, considerada uma ciência. Dentre estes, podemos destacar as seguintes definições:

a) Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924 – “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica”.

b) Outra definição bem aceita de Contabilidade é a seguinte: “Ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle, à exposição e à análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações”.

c) Prof. Osni Moura Ribeiro (Contabilidade Básica Fácil – 27ª edição) – “A contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas”.

Podemos perceber, em todos, a preocupação com o controle do patrimônio (que como veremos, em breve, é o objeto de estudo da contabilidade) em suas dimensões econômica (geração de resultados) e financeira (fluxos de caixa).

Um grande abraço e até o próximo artigo.




Cláudio Cardoso é Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro, concursado em 2003 e professor de contabilidade para concursos públicos desde este mesmo ano. Especializado nas áreas fiscal e contábil, mas atuando também em outros certames onde sua matéria esteja envolvida, já fez parte do corpo de professores das mais conceituadas instituições de ensino para concursos do país. Atualmente seus materiais podem ser encontrados no Canal dos Concursos
 

2 comentários: