quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Concurso público recebe prêmio no Rio de Janeiro


A noite de terça-feira, 2 outubro 2012, foi  de festa para o concurso público. A cerimônia na Câmara Municipal foi belíssima - manteve a formalidade necessária, mas sem discursos enfadonhos – e o clima era de democracia e confraternização. 

Além da entrega das medalhas Pedro Ernesto para mim, William Douglas, Guerrinha, Ricardo Ferreira e Luiz Fernando Caldeira, foram homenageados alguns cursos preparatórios da cidade - Academia do Concurso, Curso Gabarito, Curso Guerra de Moraes, Canal dos Concursos e Concurso Virtual - e alguns professores do meio, reconhecidos por sua importância na preparação de tantos candidatos nessa difícil maratona: Cristina Luna, Alexandre Lugon, Benjamim César e Guerrinha.  A Folha Dirigida, principal veículo do segmento no Rio, também foi lembrada pela seriedade e competência com que mantém os candidatos informados. Na verdade, todos ali eram pessoas e instituições profundamente comprometidas com a defesa dos concursos públicos, sua seriedade e transparência.

A motivação do evento foi a lei 5.396/2012, de iniciativa do vereador dr. Jairinho, que estabelece regras para os concursos públicos no âmbito do município.

Como sabemos, ainda não há uma legislação clara sobre os concursos públicos, com a União estabelecendo regras gerais a serem seguidas por estados e municípios. Assim, permanece uma grave lacuna, que ofende um instituto obrigatório desde a Constituição de 88. Por isso, a lei 5.396/201 é de fundamental importância para levar segurança jurídica aos candidatos a concursos no âmbito do MRJ.

Para mim, foi uma noite de muita emoção. Estar ali na presença dos meus familiares, amigos e tantas pessoas que fazem parte da minha trajetória, desde os tempos de concurseira até hoje, foi indescritível. Olhar meus filhos crescidos, todos de terno, sentados no plenário da Câmara Municipal, fez com que eu pensasse na nossa caminhada e agradecesse a Deus, mais uma vez, por ter tido coragem de dar os passos necessários.

Confiram algumas fotos:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lia e a todos os outros que lutam pela democratização do concurso público.
    Você merece!
    Muito obrigado pelos ensinamentos que tem nos passados no seu livro e nas suas paletras.

    Abraços
    Eduardo

    ResponderExcluir