domingo, 1 de maio de 2011

Cicatrizes de coragem

Um momento delicado da preparação para concursos públicos é quando não há um edital publicado. Pode acontecer por conta de uma reprovação que nos surpreenda no meio do caminho – o jeito é retomar a preparação e aguardar a próxima oportunidade. Acontece também quando iniciamos o estudo com antecedência e ficamos aguardando a publicação de um bom edital para a área escolhida.

Nas duas situações encontramos o mesmo panorama: precisamos encontrar motivação para seguir no estudo, dia após dia. O que dificulta é o fato de que o concurseiro precisa investir tempo que não tem, dinheiro que não tem, para conquistar algo que, naquele momento, ainda não consegue visualizar.

A questão é que esse é um tempo de extrema importância se queremos estar na frente quando o edital for efetivamente publicado. Quando a mídia divulga as notícias de um concurso, com salários estampados em letras enormes, uma multidão se anima e corre para estudar. É aí que fica clara a vantagem de quem teve disciplina e manteve uma rotina de estudos antecipadamente. Quando vem o edital, basta fazer os ajustes necessários quanto ao que houver de surpresas e dar continuidade à manutenção do conteúdo que já estava sendo estudado e que já estará bem sedimentado. A diferença na qualidade e consistência de conhecimento desses concurseiros fica evidente na hora da prova. O conhecimento muito novo é volátil, temos mais dificuldade de manusear as informações ao nos depararmos com as questões. A matéria estudada com antecedência permite maior segurança na análise das questões. Isso permite uma serenidade importante na resolução da prova. É a maturidade de quem vem caminhando há tempos e sabe o que o espera.

O contrário – paralisar a rotina de estudos quando não há edital -, causa um efeito muito ruim. Assemelha-se à subida de uma duna de areia: quando paramos de subir, não permanecemos no mesmo lugar; escorregamos lentamente morro abaixo. O que é um dano gravíssimo para quem está na maratona dos concursos públicos, porque perdemos posições na fila e ficamos mais longe da vaga. O conhecimento precisa ser constantemente exercitado para não cair no esquecimento. Exemplo disso é quando aprendemos uma segunda língua, mas não a exercitamos regularmente. Com o tempo, vamos esquecendo o que em outro momento foi tão natural.

Então, como resolver o impasse? Em primeiro lugar, lembrar que, mais cedo ou mais tarde, virá o edital. Naquela hora, nos arrependeremos amargamente pelo tempo perdido. E o tempo escoa rapidamente. Quando percebermos, meses inteiros poderão ter passado sem que nada fizéssemos em favor do nosso projeto. Outro fato importante a lembrar é o que será a vida depois da aprovação: o que conquistaremos, como será o nosso dia a dia. Buscar materializar com mais clareza o futuro desejado ajuda a motivar. E, a providência prática mais eficaz é fazer o planejamento de horários e matérias a serem estudados. Traga o problema para o “seu campo de atuação”: defina dia, hora e matéria para sair da inércia. Defina o treino e comece. Esqueceu como? Veja >>aqui.

O caminho a ser trilhado até a vaga é bastante árduo e pode apresentar sérias dificuldades. É assim com a maioria dos concurseiros. Cada um tem a sua história e precisará ser firme para superar as pedras que surgirem.

Mas a aprovação é um fato e somente uma questão de tempo para quem faz o trabalho necessário. Depois de romper a faixa de chegada e ocupar seu lugar de servidor público, dificuldades e possíveis reprovações serão apenas cicatrizes das batalhas travadas e da coragem de ter seguido até a vitória. Todos os dias da vida serão dia de comemorar.

Então, faça o melhor que puder a cada dia e aguarde os resultados. Eles virão.

6 comentários:

  1. Muito bom texto. Já fiz meu planejamento para iniciar nesta semana, espero um edital pra Outubro, mas me preparei também caso venha antes.

    ResponderExcluir
  2. Lia
    As tuas palavras são perfeitas para o meu momento!Não existem aquelas músicas que dizemos que foram escritas para nós; então, esse texto caiu como uma luva para a minha história. Obrigado:)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Vinícius!

    Isso mesmo! Esteja pronto. Sorte é estar com o barco na água e as velas içadas quando o vento soprar... Faça isso!

    Beijo e bons estudos,
    Lia

    ResponderExcluir
  4. Êba, Jorge! Fico feliz por acertar... Então, aproveita a chamada do destino e faça o "dever de casa"... Os resultados virão!

    beijos,
    Lia

    ResponderExcluir
  5. KASSIUS. OI LIA !ESTOU AQUI PARA AGRADECER SEU GRANDE TRABALHO , QUE SERVE DE APOIO E ESTÍMULO PARA TODOS QUE QUEREM PASSAR EM UM CONCURSO. ISSO ACONTECEU COMIGO! ACABO DE PASSAR NO BB.
    QUE DEUS TE ILUMINE!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kassius! Puxa, que bacana! P A R A B É N S !!!

    Quer dizer, então, que acabo de perder um leitor... rsrs

    Aproveite a vida e construa o que deseja, agora que conquistou um patamar financeiro mais seguro. Seja muito feliz!

    Beijos,
    Lia

    ResponderExcluir