segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Internet : ferramenta ou distração?


Não há como negar que a internet faz parte da vida dos concurseiros (aliás, de todo mundo!), para o bem ou para o mal. E é exatamente essa a nossa questão: você está conseguindo utilizar os excelentes recursos de acesso a notícias, sites especializados, blogs, facebook, orkut, twitter e outros mais exclusivamente para alavancar o seu projeto de preparação e fora do tempo de estudo?

......

Era o que eu temia...

Não podemos negar a enormidade de recursos disponíveis para quem está estudando. O grande problema é que é fácil dar a desculpa (pra si mesmo) de que está pesquisando coisas importantes e, assim, deixar o computador ligado na sua frente o tempo todo. Com isso, vai dar uma olhadinha no fb, checar o twt e as horas de estudo escoando...

Sugiro, em primeiro lugar, que você defina o horário para se informar na rede. Como se fosse o noticiário do dia, marque hora de início e fim. Acredito que limitar a pesquisa a meia hora ajudará a ser mais seletivo e objetivo. Talvez o melhor seja logo de manhã, para quem está só estudando. Senão, use parte da hora do almoço para isso ou o fim do dia, quando já tiver encerrado o estudo. E não se preocupe: não vai acontecer nada no mundo dos concursos que você não possa esperar 24 horas para saber (na hipótese de a notícia sair logo após o seu “jornal”). Não há providência que precise ser tomada em menos tempo do que isso. Claro que se o seu concurso estiver em andamento, é importante olhar o site da banca examinadora ao menos pela manhã e à noite, pra saber se saiu algum resultado, alteração no edital, prazo para recurso, etc.. Mas isto requer uma olhada rápida, apenas pra ver se há novidade. Não vale se perder dali para outra página, para outra e, mais uma vez, atrapalhar o estudo ou o sono...  

Por isso, tenho bastante cuidado ao postar coisas, tanto aqui no blog quanto no face e até mesmo no twitter, que possam tomar o seu tempo sem estar retornando em benefício para a sua preparação ou, ao menos, para o seu bem-estar.

Tenho buscado essa medida: o equilíbrio entre a nossa proximidade, que é muito prazerosa, e a consciência do momento que você está vivendo. Não quero estimular o hábito de “big brother”, de ficar falando da minha vida sem que isso tenha um real propósito para você.

Por isso, proponho que você crie uma disciplina para a pesquisa na internet. E que, por favor, não fique logado enquanto estuda. Acostume-se a entrar uma vez por dia (e sair, claro!). E tenha foco. Saiba aonde ir, o que está buscando, e não se perca navegando de um site a outro, de um blog a outro... Você sabe bem do que eu estou falando, não é? 

Outra providência interessante é ter uma lista de links importantes para estar informado sobre as novidades relativas aos concursos e orientações. Mesmo assim, considero saudável manter um senso crítico permanente: se o tempo consumido for excessivo ou infrutífero, faça uma seleção e exclua alguns. Mesmo que seja eu... (rs) O papo é gostoso, interagir pela rede é uma forma de não estar tão só, mas você tem algo importante a realizar e o tempo é precioso. Quando se tornar servidor terá a vida mais organizada e mais tempo livre para socializar. Durante a maratona, amigos –sejam eles reais ou virtuais– somente no horário de lazer. Então, papo furado no face, só no domingo... E sugiro desistir de todos os joguinhos, que são uma distração a mais. Você não vai morrer por isso, garanto! São atitudes necessárias a quem está mesmo comprometido com o projeto e quer obter o resultado.

E, por favor, não veja isso como desinteresse pela sua presença. Muito ao contrário, é muito gostoso encontrar um comentário, uma mensagem carinhosa, mesmo um pedido de ajuda. Mas estou aqui para somar com você no projeto principal:  vencer a maratona dos concursos públicos. E quero ser coerente com isso.

Um beijo e todo o meu carinho.

6 comentários:

  1. Oi, Lia vim te pedir conselhos eu estou chegando agora no mundo dos concursos fiz a ultima prova do BB mas acho que não fui muito bem comecei a estudar ontem pra o edital do Ministério Publico RJ, quando vi o edital passado(este e a minha base de estudo) quase congelei porque era muito grande , mas não desisti estou encarando.
    Queria te perguntar se estou no caminho certo?

    Algumas dicas para persistir e não desanima.
    meu email: sidneydacostapaixao@ymail.com

    ResponderExcluir
  2. Lia, passei em 1º lugar no Concurso dos Correios pra minha região, com 57 pontos em 60, mas fui eliminado em exame médico que, segundo o edital, não cabe recurso. Em nenhum momento o órgão deixa claro os problemas de saúde que eliminam o candidato, sendo que fui eliminado por escoliose de 17º e informado pela médica do trabalho que o aceitável é 15º. É possível recurso junto ao órgão ou apenas judicialmente? Não consigo postar comentários no site do G1. Obrigado! Parabéns pelo blog. Não conhecia e estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rafael. Desculpe a demora na resposta.

    Se o edital não previa recurso para o resultado do exame médico, não há como fazê-lo. Você pode tentar judicialmente. É mesmo uma pena que os editais não deixem claro o que pode reprovar o candidato nesses exames. Precisamos de uma lei para os concursos públicos já, que traga mais transparência e segurança aos candidatos. Lamento por sua situação.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Rafael, gostaria de complementar a resposta. Talvez o exame para os Correios seja mais rigoroso em função do tipo de atividade que será exercida. Você poderia continuar estudando e tentar concursos que não exijam tanto fisicamente. O que acha?

    De todo modo, seria interessante consultar algum advogado que possa esclarecer quanto ao seu problema e futuros concursos.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sidnei! Agora o edital está aí, né? Olha, em relação ao projeto MPE-RJ ou qualquer outro concurso, sugiro que você leia a postagem: http://liasalgado.blogspot.com/2011/06/o-caminho-das-pedras.html . Vai ajudar você a se organizar e ter mais qualidade no estudo. Leia os tópicos 2 a 7 e faça o melhor possível até a prova. Caso não seja suficiente para a aprovação dessa vez, retome os estudos depois, com calma, e só pare quando conquistar a sua vaga, ok?

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, ótimas dicas! Estou me policiando com relação ao tempo perdido, e realmente percebi que gasto muito do meu tempo com pequenas coisas e que elas podem ser eliminadas! Lia gostaria de uma dica para conseguir um melhor rendimento em inglês, eu só tenho início do nível básico e vou prestar uma prova contendo 10 questões de nível intermediário daqui a exatos 49 dias. O que posso fazer para aumentar meu rendimento durante esse período?

    ResponderExcluir