segunda-feira, 10 de outubro de 2011

1, 2, 3 lições para os maratonistas


Sabemos que só não passa em concurso quem desiste. Mas existem atitudes que atrasam muito a aprovação. O concursando iniciante é inexperiente e ansioso e, por isso, incorre em alguns erros que tornam a caminhada mais difícil do que o necessário. Eu mesma cometi quase todos esses erros, como uma concursanda típica, e gostaria de comentá-los para que você evite essas “curvas do caminho”, bastante dispensáveis.

Quando você começa a estudar, entra no fim de uma fila. Mantendo-se estudando, estará progredindo na fila: quem está na sua frente –começou há mais tempo e, provavelmente, tem mais conhecimento- deve ser aprovado nos próximos concursos e sairá da fila (enquanto você segue estudando); outros podem desistir, infelizmente para eles, e também sairão da fila.  Isto significa que basta seguir estudando e chegará a hora em que não haverá ninguém entre você e a sua vaga. Então, lição número 1: continue estudando, haja o que houver. Há momentos em que, por interferências externas (doença, problemas inadiáveis a resolver) ou internas mesmo (desânimo, falta de confiança), reduzimos o ritmo de estudo e aprendizado. É normal. Ainda assim, mesmo caminhando mais lentamente, siga na estrada e estará se aproximando da vaga. Ao contrário, se parar completamente e sair da fila, o tempo passará e você não vai conquistar o que desejava: ótimo salário, estabilidade, qualidade de vida e tudo o que daí decorre.

Mas, há que se tomar o cuidado de não ficar “trocando de fila”. Veja o exemplo: candidato estuda para o IBAMA, que exige muitas matérias específicas, e é reprovado; decide, então, se preparar para o concurso do BACEN e também não consegue aprovação; aí, inicia os estudos para a área de polícia. Isso seria ir praticamente para o fim da fila a cada novo concurso, sem aproveitar o conhecimento anterior, porque as matérias são muito diferentes. Lição número 2: é mais proveitoso escolher uma área de concursos e nela se manter. Eu, por exemplo, escolhi a área fiscal. Pode ser polícia, bancos, tribunais ou outra qualquer. Existem várias matérias comuns aos concursos da mesma área. Então, é mais interessante sedimentar o núcleo de matérias básicas e deixar as específicas para um momento mais próximo da publicação do edital. Assim, você estará se preparando para vários concursos ao mesmo tempo e, mesmo que seja reprovado alguma vez, o conhecimento adquirido servirá de patamar para o concurso seguinte –da mesma área. A cada novo edital, será necessário estudar apenas poucas matérias específicas (normalmente de uma a três), porque o conteúdo básico já estará sedimentado –bastará trabalhar na sua manutenção. Essa é uma grande vantagem em relação àqueles que estão sempre “entrando no fim da fila”: fazem um esforço enorme, estudam muito, mas não aproveitam o conhecimento adquirido a seu favor.

No parágrafo anterior eu falei “mesmo que seja reprovado alguma vez” e você deve ter se horrorizado. Bobagem! Eu fui reprovada três vezes até ser aprovada em 5º. lugar como Fiscal de Rendas. Confesso que, na época, não foi simples assim e a terceira reprovação foi tão dolorosa que motivou a minha desistência. É, eu também desisti por uns meses... Aconteceu que na terceira vez eu tinha “certeza” de que iria passar – mas eram 30 vagas e eu fiquei em 44º. lugar. A decepção foi tão grande que achei que jamais passaria em qualquer concurso, já que não conhecia ninguém com tantos problemas naquela empreitada (4 filhos, falta de dinheiro, dificuldades em Contabilidade, entre outros) e achava que não haveria como concorrer com as outras pessoas. Não conhecia a história da “fila”. Lição número 3: alguma reprovação faz parte do negócio e, mesmo os que passaram em 1º. lugar, podem ter sido reprovados em concursos anteriores.

A reprovação não significa fracasso, como normalmente pensamos, mas apenas uma etapa da trajetória. Há passos necessários para conquistarmos o sucesso. Fracasso é ficar em casa reclamando da vida e colocando a culpa nos outros; é não lutar. Concurseiro já merece parabéns, só pela coragem de estar na batalha. E vai conquistar o merecido prêmio -é só uma questão de tempo!



11 comentários:

  1. Lia obrigado pela força. É importante ouvir uma voz como a tua nesses momentos de batalhas estafantes. Perder é normal nesse mundo, mas chegará a hora da vitória certamente. Tudo depende da persistência ou teimosia, como queira! beijão

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, meu querido! O importante é seguir, seja como for, e a vitória é CERTA!

    bjks,
    Lia

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia. tudo bem?
    Adorei o texto, eu fico sempre entre estudar os direitos constitucionais, administrativo, raciocínio lógico, matemática e informática,tem agora o concurso do bndes que parece interessante..
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lia! Como vai, tudo bem???

    Puxa!!! Muito legal o que você nos escreve. Às vezes agente se sente meio caidinha, cansada de estudar, achando se tanto esforço valerá à pena, aí você vem com suas palavras de apoio e de força para nos levantar, sacudir a poeira e seguir em frente.
    Obrigada pelos seus incentivos! Agradeço a Deus por colocar pessoas tão especiais como você em nossos caminhos.
    Que Deus continue renovando suas forças a cada dia e te capacitando para estar sempre nos incentivando. Obrigada!

    Ah! Gostaria de saber se você estará presente na 2ªFEIRA DA CARREIRA PÚBLICA, nos prestigiando com suas palestras?

    Quero saber mais detalhes sobre os concursos para carreiras fiscais.

    Concurseira.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas palavras Lia, são sempre tão confortáveis e ao mesmo tempo estimulante. Nós nos sentimos muito sozinho com nossos sonhos e desejos e a maioria não nos entende. Eu estava desse modo, pulando de um para outro, mas já tem um tempo que foquei nos tribunais, principalmente TREs.

    Abraços!

    Murillo

    ResponderExcluir
  6. HD Criativo,

    Tudo bem?

    As matérias que você mencionou são básicas para concursos de nível médio. Daí, português, matemática e racicínio lógico também servem para o BNDES que, sem dúvida, é um excelente concurso. Se decidiu fazer, veja orientações na coluna do G1: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/10/veja-dicas-para-concurso-do-bndes.html e aproveite muito bem o tempo até a prova!

    bjks,
    Lia

    ResponderExcluir
  7. Olá, Concurseira!

    Sei bem o quanto a gente fica cansada quando está nessa maratona... Fico feliz por ser uma gotinha de alento que ajude você a seguir em frente.

    Estarei na Feira da Carreira Pública, sim, e farei palestra no domingo. Só não sei ainda a hora certa. Assim que souber, vou divulgar aqui.

    Vai ser muito bacana encontrar você por lá!

    bjks,
    Lia

    ResponderExcluir
  8. Murillo,

    Se decidiu focar nos tribunais, dê uma olhadinha na coluna do G1 em que falo dessa área. Pode ajudar...

    Abs,
    Lia

    http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/11/veja-dicas-para-vagas-em-tribunais-para-quem-nao-e-formado-em-direito.html

    ResponderExcluir
  9. Parabens, seu blog é muito bom.
    quando possível acesse > opinardireito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É isso ai, o importante é não desistir apesar das reprovações, que irão fazer parte do nosso aprendizado. Eu estou na fila dos concursos da área fiscal.
    Muito obrigado Lia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lia, voce acreditar que devemos estudar por areas ou devemos visualizar as matérias ? Pois existem concursos que tem materias iguais, so incluir uma ou duas diferentes. Voce acha que é possível um concurso assim ?

    ResponderExcluir