domingo, 27 de novembro de 2011

Jogo dos 7 erros



O tempo de aprovação pode variar bastante de uma para outra pessoa, conforme a situação do concurseiro e de acordo com o tipo de concurso desejado. Mas é preciso saber observar se a preparação está realmente avançando ou se a pessoa está andando em círculos. 

Há alguns equívocos comuns e que podem, sim, tornar a aprovação algo muito, muito distante. Ter humildade para perceber e coragem para corrigir alguns detalhes do projeto pode ser a garantia de conquistar a tão desejada vaga. 

1. Só estudar depois que o edital é publicado e, em caso de reprovação, parar de estudar até que saia novo edital; ou seja, mais uma vez desperdiçar a vantagem de começar o estudo com antecedência.

Correção: Só vale começar a estudar com edital publicado na primeira vez, porque você ainda não tinha decidido fazer concursos. Depois disso, escolha uma área de concursos e inicie o estudo das matérias básicas ANTES do próximo edital. 

2. Estudar para todo concurso que aparece, independentemente da área

Correção: A escolha de uma área de concurso permite o estudo antecipado de matérias comuns aos diversos concursos daquele segmento e mesmo uma eventual reprovação serve como patamar de conhecimento adquirido para o concurso seguinte.

3. Descuidar da saúde

Correção: Cuidados simples com as horas de sono (6 a 8h), alimentação regular e de qualidade, ingestão de água (2 litros/dia) e atividade física (3 vezes/semana) melhoram significativamente as condições e os resultados do estudo. Experimente e comprove!

4. Estudar "de 2ª a 2ª"

Correção: Algum tempo de lazer a cada semana é essencial para que a pessoa recupere as condições físicas e emocionais para seguir na maratona. Caso contrário, a cada semana o projeto torna-se mais pesado, com risco de o candidato precisar desistir.

5. Estudar somente a teoria 

Correção: O estudo da teoria é importante, mas o conhecimento de como aquele conteúdo é cobrado nas provas faz toda a diferença na hora de responder às questões. Baixar provas de concursos anteriores na internet e resolvê-las é essencial para quem deseja estar bem preparado.

6. Estudar na véspera da prova

Correção: O dia da prova é o dia D da sua maratona. Você vai arriscar estar com a sua principal ferramenta –o cérebro- no limite da exaustão? Sugerimos 24h de descanso e relaxamento para que a mente tenha raciocínio claro e plenas condições de resgate de informações na memória. 

7. Culpar os outros por suas dificuldades    
        
Correção: O projeto concurso público é pessoal e a vaga conquistada é intransferível. Assim, não exija que outros se responsabilizem pela sua preparação. Todos (todos mesmo) têm dificuldades a enfrentar e isso também prepara o candidato para lidar com as frustrações que podem surgir no caminho. É crescimento e maturidade lidar com os próprios problemas. O ônus é seu e o bônus (a aprovação) também será!

Recomendo o exame da postagem Passos para a vitória! para orientações mais detalhadas sobre os itens acima e outros aspectos da preparação. Busque os tópicos que se relacionem com as suas dúvidas e/ou dificuldades e descubra que há soluções simples e possíveis que vão tornar a sua caminhada mais suave e objetiva.



4 comentários:

  1. Pois é Lia. Concordo com essas recomendações e ainda acrescentaria um ponto que é fundamental: planejamento! Claro, ele está diluído nas tuas recomendações, mas de qualquer forma é essencial registrarmos isso. Já li vários depoimentos de concurseiros vencedores (como você, por exemplo) e a etapa da preparação que salta aos olhos é essa, o concurseiro tem que ter metodologia organizacional. Acho que não é preciso o cara ficar bitolado, ou em horários fixos, esquemas rigorosos de estudo. Nada disso! Acredito em uma preparação focada, mas com um certo, equilibrio nas atividades. Por isso é muito importante planejar. Comecei a entender isso agora e estou adotando em vários outros campos também, é muito interessante e está funcionando! Beijos e até!

    ResponderExcluir
  2. LIA, SUAS DICAS SÃO PRECIOSAS...MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  3. Dicas maravilhosas.. Gostaria de saber se indicar algum site onde posso realizar video-aula on line. Fico no aguardo! Abraço

    ResponderExcluir
  4. É verdade! Planejamento é essencial e significa um salto de qualidade na preparação do concurseiro. Na postagem de 28 de outubro (Passo a passo do concurseiro) falamos sobre isso.

    Que bom que gostaram das dicas! Espero que sejam úteis...

    Sites de aulas via internet: Canal dos Concursos e Concurso Virtual. Depende de para qual concurso você quer se preparar.

    Obrigada pelos comentários!
    Beijos,
    Lia

    ResponderExcluir